Voltar

Smac forma mais 70 jovens pelo Programa Agente Jovem

     VOLTA REDONDA - Setenta adolescentes com idade entre 15 e 17 anos formaram-se ontem pelo Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, promovido pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), através do Departamento de Proteção Básica (DPB). Segundo a diretora do departamento, Rosane Marques de Carvalho, esta é a quinta turma que se forma desde a criação do Programa Agente Jovem, há cinco anos, num total de 3.500 adolescentes beneficiados. No ano que vem o programa formará 145 alunos, já que este ano haverá duas turmas.
     “ O principal objetivo do programa é a busca da cidadania, integração social do jovem e o protagonismo da juventude”, afirma Rosane, acrescentando que as atividades desenvolvidas pelos adolescentes no programa são módulos de cidadania, ética, meio ambiente, saúde, relações humanas e preparo para o mercado de trabalho. Ela informa ainda que os requisitos básicos para ingressar no Programa Agente Jovem é ter entre 15 e 17 anos e 11 meses, estar matriculado em alguma escola - caso não esteja o jovem é inserido -, ser egresso do Programa de Erradicaçáo do Trabalho Infantil (Peti) e do Programa Bolsa Família. Os adolescentes são indicados ainda pelo Conselho Tutelar e do Juizado de Menores, além de associações de moradores. “Antes de se formar os jovens ficam quatro meses na comunidade a que pertencem para aplicar o conhecimento que adquiriram”, diz Marcos Portugal Dias, orientador educacional do programa.
     O prefeito Gotardo Netto (PV), o secretário municipal de Ação Comunitária (Smac), Munir Francisco Neto, o diretor da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente (Coordema), Luiz Carlos Imperial e a coordenadora do programa, Maria Isabel Fagundes de Oliveira, também participaram da solenidade de formatura dos adolescentes atendidos pelo Programa Agente Jovem. “Cumprimos o nosso dever e sei que vocês vão tirar proveito disso para sempre”, disse Munir. O prefeito agradeceu a todos que participaram de forma direta para o sucesso do projeto e ressaltou sua importância para o sucesso dos adolescentes na vida profissional e social. “Sabemos que emprego está difícil. Mas só com a qualificação profissional, preparo e boa vontade se consegue alguma coisa”, disse Gotardo, aconselhando os jovens a não se deixarem influenciar por maus conselhos e não se desviarem do bom caminho. “Vocês é que vão construir o futuro deste país. Vão escrever um futuro melhor”, concluiu.
     Tiago de Souza, 15 anos, um dos formandos, morador da Vila Brasília, disse que durante o ano em que participou do programa aprendeu muita coisa. “Aprendi a conviver mais em comunidade e me preparei para o mercado de trabalho e aprendi a ser um verdadeiro cidadão, cumpridor dos meus deveres e objetivos”, comemorou ele, já com o diploma na mão.