Voltar Fotos C.F.Santana

DESCASO
Bairro esquecido
Espaço entre duas ruas gera acúmulo de lixo e excesso de mato

     BARRA MANSA - Os moradores do bairro Vila Orlandélia estão reclamando do descaso da administração municipal com a comunidade. A confluência das ruas Tenente Luiz Fernando e Rubem Barcelos é um dos problemas de infra-estrutura da área. Ninguém conhece o proprietário e o local está abandonado. Com o passar do tempo, a confluência se tornou ninho de ratos e cobras, além do mato alto, gerando sujeira para a população. Os moradores da rua ainda sofrem com o risco de choque elétrico, devido à fiação de eletricidade do poste ter galhos de árvores grudados nos fios.
     Para adicionar ao número de problemas urbanos, no
barranco está fixado um poste elétrico no qual a parte de suporte está segura aénas por uma pequena porção de terra, situação que preocupa os moradores devido a possibilidade concreta de queda do poste em cima das casas. “Eu só não entendo por que o prefeito não faz nada pelo bairro. Os presidentes de associações de moradores não reclamam porque estão todos nas mãos do prefeito”, revela o ex-presidente da Associação de Moradores da Vila Orlandélia, Alberto Magno Ferreira, aposentado, 49 anos.
     O líder comunitário afirma que há dificuldade de relacionamento com a administração do município. De acordo com Alberto, o problema causado pelo barranco foi indicado por um vereador, tendo recebido aprovação em votação na câmara e apesar do trâmite legal a prefeitura nunca se manifestou em prol da comunidade. “Eu e o padre Hilário lutamos para melhorar as condições sociais dos jovens residentes no bairro. Mas nunca conseguimos nenhum apoio da administração. A obra constava nas prioridades do Planepar de 2002 e até hoje nada foi realizado”, desabafa Alberto.
     O morador da Rua Rubens Barcelos, Manoel Luiz, desabafa a sua indignação com a administração municipal. Manoel revela que a limpeza do terreno, que tem gerado transtornos para todos os residentes na vila, tem sido paga por ele. “Eu mandei roçar o terreno, mas acredito que esse serviço não é meu. E ainda tenho que colaborar com uma administração na qual eu não acredito”, questiona o morador.

SUJEIRA

     O aposentado conta que além dos problemas de infra-estrutura a rua sofre com a sujeira deixada pelo barranco repleto de matos. “A última vez que a Coordenadoria de Meio Ambiente realizou uma limpeza, por cima, foi em março do ano passado. E ainda deixaram mais de um mês todo o lixo jogado na calçada da rua”, critica o ex-presidente da associação de moradores.

PROMESSAS

     Além da ausência de obras, o aposentado revela as promessas realizadas pelo prefeito para a vila que nunca chegaram a sair do papel eleitoral. Segundo Alberto, há necessidade de construção de uma quadra poliesportiva, da realização da infra-estrutura e asfaltamento da Rua 5, antiga Zileide Ferreira de Carvalho. “Eu já cansei de lutar por obras na prefeitura. Não acredito mais nesta administração”, afirma o líder comunitário.