Voltar Divulgação

CRESCIMENTO
Investimentos na educação
Vagas para educação são elevadas em todos os níveis de ensino

     PORTO REAL - Diversas vagas, em cerca de dez novas salas de aula, foram abertas para o ano letivo nas escolas municipais. Aproximadamente, são esperados mais 400 novos alunos que ingressarão no ensino oferecido pela rede municipal. Para este ano, a Secretaria de Educação criou mais duas turmas com 40 vagas para o pré I e uma do Ciclo Básico (antigo C.A.) com 25 vagas, no Colégio Jardim Real, e aumentou de cinco para sete o número de turmas de ensino médio no Ciep Municipalizado 487.
     Também foram acrescidas vagas para supletivo e ensino fundamental. Além da expansão nas séries de ensino inicial, o município aumentou o número de vagas para o ensino fundamental e médio. As matrículas podem ser feitas das 8 às 12 horas, nas escolas municipais e das 17 às 21 horas nas que têm o terceiro turno.

INVESTIMENTOS

     Está em fase de construção a Escola Maria Hortência Nogueira, localizada no bairro Jardim Real, que atenderá em caráter temporário os estudantes da Escola Professora Eliana Provasi, que em breve será demolida. A secretária de Educação, Alba Graciani, explica que a prefeitura assumiu os gastos com a expansão das vagas do ensino médio para alavancar o crescimento educacional na cidade.
     “ O ensino médio é responsabilidade do estado, mas aqui nós assumimos os gastos. Queremos dar condições aos nossos munícipes de competir no mercado de trabalho elevando o nível escolar”, afirma a secretária.
     Em relação à demolição da Escola Professora Eliana Provasi, a secretária explica que a decisão do governo de destruir o colégio se dá devido aos diversos problemas por que os alunos do local estão passando devido à estrutura da escola.
     De acordo com Alba, o Centro Educacional foi edificado com módulos doados pela empresa Pegeout Citroen e, segundo a secretária, não atendem aos padrões escolares. “O ambiente da escola é muito quente. Temos que manter ar-condicionado nas salas para que as crianças não passem mal com o calor. Além disso, tem o teto muito baixo. Aquilo não é uma escola, é um galpão”, revela Alba Graciani.
     A secretária explica que a preocupação da administração com a escola se dá por causa do número de alunos que utilizam o local. São cerca de 210 estudantes distribuídos em 16 salas de aula.

OBRAS

O colégio, que está sendo construído para atender os alunos da escola Eliana Provasi, terá 20 salas, divididas em 16 de aula, laboratório multidisciplinar e funcionais. Atualmente na cidade há oito escolas municipais e um colégio estadual e ainda o Instituto Particular. O colégio noturno, que oferecia até o ano passado oito turmas de ensino regular, passará este ano a ter 12 salas com vagas disponíveis para o ensino.

PROFISSIONALIZAÇÃO

     Além dos investimentos no ensino básico, a prefeitura realizou no ano passado um projeto de inserção profissionalizante de moradores da cidade. Trata-se de um convênio entre a administração municipal e a Escola Técnica Pandiá Calógeras, que formou 85 munícipes nas profissões de mecânico, eletricista e soldador oxicorte.
     Todos os gastos foram custeados pela prefeitura e a Empresa Galvasud. O objetivo da formação foi oferecer a capacitação adequada para os moradores poderem competir pelas vagas disponibilizadas pelas empresas instaladas na cidade. De acordo com Alba, a pretensão da administração pública é aumentar as vagas dos cursos profissionalizantes.

CONQUISTA

     A secretária comemora a parceria com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Segundo Alba, já está acertado entre a prefeitura e a empresa a construção de uma escola técnica na cidade para atender à demanda emergente do município. “O terreno no qual será construída a escola profissionalizante é de quatro mil metros quadrados. O edifício será erguido na Rua Fernando Bernardelli”, revela a secretária.