Voltar

Começa segunda-feira a renovação do contrato do Fies

     NACIONAL - Terá início segunda-feira o período de renovação do contrato do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) nas agências da Caixa Econômica Federal para os alunos que já possuem contrato assinado de financiamento. Terminou ontem o prazo de contratação dos candidatos aprovados no processo seletivo 2005.
     O período de renovação para o primeiro semestre de 2006 vai de 16 de janeiro a 31 de março. Este ano foram abertas cerca de 100 mil novas vagas para o programa de financiamento. Os beneficiados de 2005 terão 50% de financiamento das mensalidades, a juros de 9% ao ano. O pagamento será feito pelo aluno depois que se formar, com prazo adicionado de 50% do tempo estudado. A cada trimestre o beneficiado precisa pagar ao sistema uma taxa de R$ 50.
     Criado em 1999, o Fies é dirigido a alunos de universidades particulares que têm dificuldades em pagar os estudos. Pesam na seleção dos beneficiados critérios socioeconômicos, como menor renda bruta total mensal familiar; ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; não ter curso superior completo; não ter residência própria e ter mais de um membro da família estudando, sem bolsa, em instituições de ensino superior não-gratuitas.
     Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 1,8 mil centros universitários e universidades ligadas a 1.050 instituições de educação superior aderiram ao Fies este ano. O fundo já beneficiou 320 mil estudantes de universidades particulares. O maior número de contratos foi registrado em 2002, com 62 mil vagas. Com as novas contratações, serão 412 mil estudantes beneficiados pelo Fies desde 1999, com a aplicação total de recursos da ordem de R$ 3,7 bilhões.