Voltar   C.F.Santana

Farmácia Municipal é inaugurada

PORTO REAL - Dezenas de pessoas acompanharam, na tarde de ontem, a inauguração da Farmácia Municipal, no Centro da cidade. Estiveram presentes o prefeito Jorge Serfiotis (PFL), o vereador José Roberto, os secretários da prefeitura, funcionários da área de saúde e representantes da empresa responsável pela implantação do sistema de cadastramento informatizado, entre outros.
Na unidade, que funcionará na Rua Fernando Bernardelli, serão distribuídos gratuitamente 205 tipos de medicamentos. Além dos remédios básicos definidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), serão disponibilizados para os moradores medicamentos fitoterápicos, como forma opcional e mais 60 fármacos extras.
O espaço da nova sede é de cerca de 30 metros quadrados. São cinco dependências, entre salas de atendimento ao público e locais destinados ao armazenamento dos medicamentos. Antes do investimento a farmácia funcionava em uma sala dentro da Unidade São Francisco de Assis. Para manter a unidade a prefeitura gastará até R$ 120 mil mensais.
Antes de descerrar a placa de inauguração da unidade, Serfiotis destacou a importância do projeto de informatização da saúde para a melhoria na qualidade dos serviços prestados à população. Segundo ele, com o sistema informatizado será possível evitar gastos excessivos do município com a aquisição de medicamentos e privilegiar os moradores da cidade. “Temos que investir na compra de medicamentos e saúde em geral para atender às necessidades do nosso município. Com o Cartão Saúde, que será distribuído a cada morador, teremos um controle informatizado e eficaz do estoque e distribuição dos medicamentos na Farmácia Municipal”, afirmou o prefeito, referindo-se a um problema enfrentado pela cidade na área de saúde, que é o atendimento de pacientes de outras cidades.
Representante da empresa que implantou o sistema de informatização, Maurício Ribeiro Gonçalves diz que o serviço é inovador no país. Além da agilidade e qualidade do sistema, ele ressalta a economia que o sistema proporcionará aos cofres públicos que oneram milhões para garantir um atendimento satisfatório aos munícipes.
“ Com a identificação dos usuários, através do cadastramento da população, será possível acompanhar o histórico dos pacientes e melhor gerenciar o processo de distribuição dos medicamentos, evitando gastos”, reforça.
Ao serem cadastrados, os pacientes receberão o Cartão Saúde, por meio do qual os medicamentos serão distribuídos. Inicialmente, os pacientes poderão retirar os medicamentos, independente, do cartão. Para isso, basta a apresentação de prescrição médica. Em casos de pendências no cadastramento, os moradores poderão efetuar o cadastro dentro do prazo de 30 dias. A distribuição dos medicamentos começa este mês.