Voltar   C.F.Santana

UGB/Ferp
Enfrentando desafios para educar
Campus de Barra do Piraí é reaberto depois de seis anos sem atividades

     VOLTA REDONDA - O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB/Ferp), sob a direção de Mário César Di Biase, entrou o ano 2006 enfrentando desafios com a única finalidade de educar. Com campus no município, em Barra do Piraí e agora em Nova Iguaçu, ele tem investido com seriedade. Classificada como filantrópica, a instituição está trazendo várias novidades, além dos cursos tradicionais em horário alternativo, diurno e noturno, e os novos, de economia e biologia bacharelado e os superiores em dois anos em gestão de marketing e comunicação integrada; gestão de negócios em hotelaria e turismo; gestão de segurança e redes ambiente Internet; gestão em administração pública e gestão integrada de logística.
     De acordo com o reitor, Mário Di Biase, a Fundação Educacional Rosemar Pimentel, também denominada Ferp, foi criada e instalada em Barra do Piraí pelo então deputado estadual Geraldo Di Biase, em 9 de novembro de 1967, para ser a mantenedora das futuras faculdades que seriam instaladas no local. Mário lembra que o nome da fundação foi escolhido em homenagem a um educador do interior do estado, Rosemar Muniz Pimentel, um dos pioneiros da instalação do ensino secundário em Barra do Piraí.
     O local escolhido para abrigar as faculdades e efetivar a implantação dos cursos foi o km 11 da Rodovia Benjamin Ielpo, a estrada que liga Barra do Piraí a Valença, na antiga Fazenda São José da Boa Vista, onde antes funcionava um seminário para padres. Os primeiros cursos a serem implantados na instituição foram de Filosofia, Ciências e Letras e Arquitetura e Urbanismo, ambas autorizadas a funcionar pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio em 1968. No final do mesmo ano, a instituição iniciou sua expansão com a instalação da Faculdade de Engenharia Civil, autorizada pelo mesmo conselho. A área, que ficou fechada durante seis anos, foi reaberta este ano com novos cursos.

PRIMEIROS CURSOS

     Em Volta Redonda, os primeiros cursos chegaram na década de 70. As primeiras faculdades oferecidas, que até hoje atraem estudantes de todo o estado, foram de Filosofia, Ciências e Letras. Em Nova Iguaçu, local de implantação do terceiro campus do estado, oferece Faculdade de Engenharia, o mais tradicional curso de nível superior do estado. Ainda na Cidade do Aço, o ensino da instituição é mais amplo, ou seja, continuado, já que oferece curso médio, fundamental, superior e agora pós-graduação.
     Por causa dos grandes investimentos feitos na instituição durante um grande período, em setembro de 2003 o então Ministro da Educação, Cristovam Buarque, aprovou as mudanças no regimento das Faculdades Integradas da Ferp, passando assim a denominar-se Faculdades Integradas Geraldo Di Biase (FGB). Foi uma homenagem ao pionerismo de Geraldo Di Biase. Em Junho do ano passado, a FGB foi credenciada pelo MEC a se transformar em Centro Universitário. Daí para cá, classificada como Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB/Ferp), a instituição é uma das mais modernas do Sul Fluminense, que oferece 26 cursos de graduação nos três campus existentes.

OBJETIVO

     Segundo o reitor Mário Di Biase, o objetivo do UGB com seus grandes investimentos é oferecer um ensino de alta qualidade aos seus alunos, que na maioria obtêm algum tipo de benefício. O Centro Universitário foi o primeiro da região a aderir ao Programa Universidade para Todos (Prouni). Em dois anos, 300 estudantes foram beneficiados com o programa. O reitor ressalta que nos cursos semestrais mais 70 alunos deverão ser beneficiados pelo Prouni. “É um benefício que dispomos para oferecer aos nossos alunos que necessitam. Esperamos aumentar o número de beneficiados e também a quantidade de cursos a cada ano. Para isso já estamos realizando obras de expansão. Serão mais 30 salas de aulas, como também laboratórios para os novos cursos”, revela Mario, ressaltando que a ampliação de todo o serviço da instituição não será só no campus de Volta Redonda, mas também em Barra do Pirai e Nova Iguaçu. “Conseguimos transformar a unidade em Centro Universitário pela excelência do ensino no aspecto social. Hoje, 80% dos matriculados em um dos três campus são beneficiados de alguma forma”, completa Di Biase.
     Para o reitor do UGB/Ferp, os investimentos constantes na instituição significam um grande desafio na área de educação. Em plena crise econômica, a instituição não está com medo de investir. “Na verdade, estamos indo na contramão da crise. Não estamos com receio de crescer com qualidade”, conta Di Biase, lembrando ainda que, além do ensino, a entidade oferece outros benefícios, como a qualificação de mão-de-obra para menores e outros. “Estamos atualmente qualificando dez menores indicados pelo (Ciee)”, conta o reitor. “Além disso, contamos nosso quadro de 500 funcionários no total e empregamos também pessoas na área da construção civil para a ampliação do prédio. Tudo isso é investimento”, conclui.