Voltar   

Aberta Campanha de Vacinação contra Gripe para Idosos no município

     VOLTA REDONDA - A exemplo do que aconteceu em todo o País, teve início ontem, no município, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe para Idosos. A campanha, que segue até o dia 5 de maio, tem como meta principal imunizar 23.666 pessoas com ou acima dos 60 anos residentes na cidade. Para atingir esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou as unidades de saúde da cidade. Homens e mulheres, dentro da faixa etária a ser beneficiada, devem procurar o posto mais próximo de sua residência para se vacinar e assim se proteger da gripe.
     Segundo a secretária municipal de Saúde, Neuza Jordão, desde ontem a vacina está disponível em todas as unidades de saúde, das 7 às 17 horas, até o dia 5 de maio, inclusive no Dia D de Vacinação, que este ano será promovido no próximo sábado. Neuza Jordão lembra que é importante que as pessoas na faixa etária da campanha, mesmo as que já tenham tomado a vacina no ano passado, aproveitem a oportunidade para se vacinar novamente. A vacina é grátis e tem proteção comprovada contra o vírus influenza.

CAMPANHA ANTES DO INVERNO

     A secretária de Saúde explica que a campanha acontece sempre antes do inverno pelo fato de com a chegada dessa estação crescer o risco de se contrair doenças respiratórias, com o aumento do número de internações hospitalares. Segundo Jordão, o objetivo é controlar a gripe e suas graves conseqüências, possibilitando ao idoso o direito de envelhecer com saúde. Ressalta a secretária que para isso é preciso que todos os idosos compareçam às unidades de saúde no período da campanha, para ficarem protegidos contra a gripe e suas complicações. “Esta ação garantirá uma vida mais ativa e saudável para os idosos”, diz Neuza Jordão.
     A secretária lembra que a vacina contra a gripe é produzida com base nas três cepas, subtipos de vírus, de maior circulação no Hemisfério Sul. Ressalta que essa combinação eleva a capacidade de proteção da vacina, o que diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos. A vacina leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todo ano. As campanhas de vacinação de idosos começaram em 1999. O Brasil é um dos poucos países que oferecem gratuitamente a vacina para maiores de 60 anos.