Voltar   Douglas Jorge

REPORTAGEM INSTANTÂNEA
Córrego no São Lucas gera reclamações
Local está tomado por entulho e restos de muro de contenção que desabou

     VOLTA REDONDA - Há mais de dois anos, os moradores da Avenida São Lucas, no bairro São Lucas, vêm buscando solucionar um problema que está atormentando todos. Depois do desabamento de um muro de contenção nas proximidades do número 245, residência da cabeleireira Raimunda da Costa de Jesus, o córrego existente no local está correndo o risco de transbordar novamente. Em outras ocasiões isso aconteceu e invadiu as casas, já que passa nos fundos de diversos imóveis.
     De acordo com a moradora, tudo começou quando o muro de contenção, nos fundos de sua casa, arriou e derrubou a parede da sua área de serviço. “Mesmo com muitas reclamações feitas na prefeitura, nenhuma providência foi tomada. Há poucos dias o muro de um vizinho também desabou e o problema se agravou, porque o entulho caiu no córrego”, explica a moradora. Com isso, segundo ela, o local se transformou num verdadeiro depósito de lixo e animais nocivos, como caramujos, ratos, baratas e outros. O mau cheiro também incomoda, por causa do esgoto que corre no córrego.
     De acordo Raimunda, há até suspeitas de que a situação do córrego esteja atraindo o mosquito transmissor da dengue, pois ela mesma e outros moradores estão com os sintomas da doença. A exemplo da cabeleireira, outros moradores temem que qualquer chuva faça o córrego transbordar e com isso invadir as residências. “No mês passado, quando outro jornal da cidade esteve aqui, a prefeitura prometeu mandar alguém para fazer a limpeza de todo o córrego, mas até agora nada foi feito. Já fizemos vários apelos, mas ainda não fomos atendidos. Outra promessa feita pela prefeitura foi o serviço de desratização, quando seria aplicado veneno em toda a área, mas nem isso foi feito”, reclama Raimunda.
     Segundo os reclamantes, o córrego que nasce no bairro Minerlândia está provocando erosão nas margens desde a nascente.