Voltar C.F.Satanana

NOTAS E NOTAS
Reciclando o lixo

     As estatísticas não mentem: a economia no último trimestre de 2005 mostrou que o Produto Interno Bruto (PIB), conjunto de riquezas produzidos no país, recuou 2.2%. Esse número dá o diagnóstico do empobrecimento do brasileiro, que para sobreviver tem que se virar como pode.
     O registro fotográfico de hoje mostra um cidadão catando no lixo materiais que podem ser reciclados para vender e conseguir um “troco” para o seu sustento e de sua família.
     Na verdade, as desigualdades sociais só não foram maiores porque houve um nivelamento por baixo promovido pelo atual governo.

Feira de Calçados

     As fábricas instaladas no Pólo Calçadista de Rio Claro estão se preparando para participar da 38ª Edição da Feira Internacional de Calçados e Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes (Francal 2006), que será realizada no Anhembi, em São Paulo, no período de 4 a 7 de julho.
     Com um estande de 110 metros quadrados, o Estado do Rio de Janeiro será representado através de três pólos de calçados: Rio Claro, Belfort Roxo e São Gonçalo.

Presenças confirmadas

     Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Rio Claro, 19 empresas confirmaram presença no evento, seis do município: Modinha Carioca, Passaredo, D’Couro, Dahone, Rojue e Marcela Linden, além da prefeitura, que dará apoio logístico e divulgará as leis de incentivo que Rio Claro oferece às indústrias que queiram se instalar na cidade.

Moda e Estilo no Senac

     O Senac Médio Paraíba realiza palestra gratuita sobre o tema Moda e Estilo hoje, às 19 horas, no auditório do Sicomércio de Volta Redonda.
     A palestra será ministrada pelo consultor de moda Reginaldo Cardoso, formado pela Escola Superior de Moda de Paris, que apresentará as tendências do setor e as novidades da moda para 2006 e 2007.
     O Senac Rio lança ainda, com exclusividade na região, os cursos de moda e estilismo, básico em moda e estilo, produtor de moda e modelo e manequim. As programações estarão disponíveis nos municípios de Resende, Volta Redonda, Barra Mansa e Barra do Piraí, a partir deste mês.
     As inscrições gratuitas para a palestra de hoje podem ser feitas através dos telefones (24) 3347.3326 e (24) 3347.5111.

Evento feminino

     Em clima de Copa do Mundo, a CDL Jovem promove um verdadeiro Spa para as comerciárias e prestadoras de serviço. Domingo (dia 28) será realizado, pela segunda vez, o projeto Crescer, Vencer, Ser Mulher na sede da CDL de Barra Mansa, com muitas atrações gratuitas voltadas para as comerciárias e prestadoras de serviço da cidade. Consta da programação a palestra Mapfre Seguros, apresentação de teatro, show com Dora de Oliveira e desfile de modas.
     Durante todo o evento acontecerão diversas atividades como: massagem, cursos de automaquiagem, corte de cabelo e depilação, hidratação facial, drenagem linfática, alimentação alternativa, pintura, artesanato e exposição de quadros, aplicação de flúor, recreação infantil, oficinas de bijuterias e unhas decorativas.

Patrulha agrícola

     O prefeito Gotardo Netto, de Volta Redonda, assinou ontem, na presença do coordenador de Meio Ambiente, Luiz Carlos Rodrigues; do presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Santa Rita de Cássia, Carlos Roberto Carvalho; do presidente da Associação de Moradores de Santa Rita de Cássia, José Roberto Moreira e do vereador Carlos Roberto Paiva (PT), o pedido de Compra e Serviço (PCS) para aquisição de uma Patrulha Agrícola para atender os produtores de Santa Rita e do município. A verba para a aquisição do equipamento foi conseguida pelo deputado federal Deley de Oliveira (PSC), através de uma emenda no valor de R$ 175,5 mil, com uma contrapartida de R$ 36 mil do município.

Programa de alfabetização

     Estão sendo abertas em Resende dez novas turmas de alunos com idade entre 15 e 80 anos, que integrarão o Programa Brasil Alfabetizado. Os alunos pertencem às comunidades dos bairros Jardim Beira-Rio, Itapuca, Cidade Alegria, Alvorada, Castelo Branco, Morro do Cruzeiro, Cabral, Paraíso e Vargem Grande. Cada turma terá até 25 alunos e as aulas serão iniciadas no mês de julho.
     De acordo com a coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado do Instituto de Educação de Resende (Educar), Suely Paula e Silva, a cidade conta hoje com sete turmas do município e duas do estado, totalizando 122 alunos.

Como funciona

     O Programa Brasil Alfabetizado foi criado pelo governo federal com a missão de abolir o analfabetismo no Brasil. Em Resende, 350 alunos, entre 15 e 80 anos, já foram alfabetizados e encaminhados para continuação de seus estudos.

Capacitação

     Segunda-feira, os professores do Programa Brasil Alfabetizado receberam capacitação na disciplina de matemática, através de uma palestra ministrada pelo professor Hilton Miguel, da UFF (Niterói/RJ), que ocorreu no Colégio Estadual Olavo Bilac. A próxima capacitação está agendada para sexta-feira.

Concurso de Fotografia

     A Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Angra dos Reis, terá diversas atrações, entre elas um concurso de fotografia que terá como objetivo incentivar o registro das múltiplas facetas do meio ambiente na região, com o tema Angra entre o azul e o verde.
     As inscrições estão abertas até 8 de junho, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, na Rua da Conceição, 213, sala 2, ou durante os eventos alusivos à Semana do Meio Ambiente, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara.

Semana da Saúde

     Estão abertas as inscrições para a Semana da Saúde 2006 do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). O evento será realizado no período de 5 a 9 de junho e terá como tema Necessidades Especiais: Preconceitos e Inclusões. As atividades acontecerão no Campus Barra Mansa e Unidade Cicuta com palestras, oficinas, exposição e mesa-redonda.
     As inscrições encerram-se no dia 30 de maio e podem ser feitas na Pró-reitoria Comunitária do UBM. A programação completa da Semana da Saúde 2006 encontra-se no site www.ubm.br.

Atleta é destaque

     A atleta Viviane Amorim Figueiredo, que participou pelo município de Pinheiral dos Jogos Abertos do Interior, obteve índice para os Jogos Abertos Brasileiros (JABS) e representará o Estado do Rio de Janeiro amanhã e sexta-feira no complexo Célio de Barros, o Maracanãzinho. A Secretaria Municipal de Educação Cultura, Esporte e Lazer, que incentiva a pratica de esportes na cidade, dará o apoio necessário à atleta.

Inscrições para corrida

     As inscrições para a 38º Corrida da Infantaria de Resende se encerram amanhã. O evento, promovido pela Academia Militar das Agulhas Negras, divide as categorias entre militares, civis e portadores de necessidades especiais.
     O percurso será de dez quilômetros, para a prova masculina e de cinco quilômetros para a feminina. A largada acontece amanhã, às 8 horas, no Parque das Águas.
     Interessados devem se inscrever na Aman, levando identidade, e os menores de 18 anos só com a autorização do responsável.

Exposição Agropecuária

     Será realizada em Valença, entre os dias 1º a 4 de junho, a IX Exposição Agropecuária, no parque de exposições, a partir das 17 horas, com shows regionais. A exposição terá diversas atrações, entre elas Encontro automotivo de som, marcha de cavalos, boate itinerante e parque de diversão. Os ingressos serão trocados antecipadamente por dois quilos de alimento não-perecível. No dia 1º haverá a eleição da rainha e princesa da festa e shows com Léo e Rick e Julinho Marassi e Gutemberg. Dia 2, Banda Nova Era, Grupo Moleque de samba e Dudu Nobre; Dia 3, Grupo Barretos (Forró), Banda SB14 e Banda Tihuana. Dia 4, Grupo Nova Atitude, Grupo Determinação e Buchecha.

Turismo em ação

     Com a intenção de incrementar a economia da cidade, a Prefeitura de Quatis anunciou uma parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa) e o UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) para a realização do Inventário Turístico do Município.
     No começo desta semana, estagiários do curso de turismo da UBM percorreram alguns pontos, como o distrito de Falcão, a comunidade de Joaquim Leite e o centro da cidade, coletando dados que serão utilizados na definição das vocações turísticas da cidade. Além desses pontos, visitaram cachoeiras, igrejas, hotéis e os pesque-pague da cidade.