Voltar   Cloves Alves

TRANSTORNOS
Ruas esburacadas
Além da poeira são constantes os acidentes envolvendo motoristas e pedestres

     RESENDE - Os moradores das ruas Santa Teresinha e Santa Efigênia, localizadas no bairro Paraíso, estão passando por transtornos. Os motivos são os buracos que estão provocando acidentes entre pedestres e motoristas, além do grande acúmulo de poeira nesta época do ano. Segundo os moradores, há mais de um ano os buracos existem nas ruas e a Secretaria de Obras não tomou nenhuma providência.
     Devido à grande quantidade de buracos, principalmente no cruzamento das Ruas Santa Efigênia e Santa Teresinha, onde existe uma subida muito íngreme, os moradores contam que são constantes os acidentes. “Como é grande o número de veículos que passa pelo local, os buracos soltam pequenas pedras que acabam provocando a derrapagem dos veículos. Muitos carros freiam quase em cima dos pedestres ou até próximo ao muro da casa da gente”, diz a dona-de-casa Sueli Cristina Silva.
     “ Uma vez um ciclista desceu o morro pedalando e a bicicleta bateu num dos buracos e ele, desgovernado, acabou entrando na garagem da casa de minha irmã, localizada em frente à subida da Rua Santa Teresinha”, contua a cabeleireira Silvana Medeiros, que não agüenta mais limpar o salão de beleza. “Todos os dias tenho que limpar meu salão antes de abrir. E não é porque deixo tudo espalhado de um dia para o outro. O motivo é a grande quantidade de poeira que sai dos buracos que estão virando crateras de tão grande que são”, diz a cabeleireira.
     A situação piora, segundo os moradores, em dia de chuva. É comum carros não conseguirem subir a rua Santa Teresinha. “Os carros têm que subir numa certa velocidade. No entanto, por conta dos buracos os motoristas diminuem a velocidade e, conseqüentemente, não conseguem subir o morro”, diz o motorista Eliseu dos Santos, que na época de chuva tem que dar a volta por outra rua para chegar a sua casa. “Tomo cuidado sempre quando tenho que passar aqui. Já escorreguei num desses buracos e ralei todo o joelho”, diz o aposentado Joaquim Clemente Silva.
     De acordo com o diretor de Obras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-estrutura e Segurança, Danilo Fonseca, o recapeamento asfáltico das ruas está programado para os próximos dias. “Estamos seguindo um cronograma para a realização do recapeamento. Já estamos realizando obras no bairro Cabral e acreditamos que dentro de alguns dias estaremos trabalhando nestas ruas”, diz Fonseca.