Alheio ao perigo

     Mesmo com o intenso trânsito que existe entre Barra Mansa e Volta Redonda pela Via Sérgio Braga, o bem-te-vi parece interessado em outras coisas e não se mostra nem um pouco preocupado com o barulho, que é infernal.
     Aliás, o que ele espera sempre ao entardecer é o alimento propiciado pelos pernilongos que proliferam no gramado em frente à entrada principal da Companhia Siderúrgica Nacional.

Empregos

     Se por quase todo o país a questão do desemprego tem sido um dos principais problemas enfrentados por milhões de brasileiros, em Rio Claro a situação é diferente. É que, com a implantação do Pólo Calçadista, o governo Didacio Penna está possibilitando a criação de postos de trabalho.
     Nos últimos meses, de acordo com levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o município gerou 200 novos postos de trabalho em oito empresas que fazem parte do pólo.
     A primeira empresa a se instalar no Pólo Calçadista foi a Passaredo, que transferiu sua unidade de produção da Baixada Fluminense para Rio Claro, atraída pelos incentivos fiscais oferecidos.

Parceria

     Além de abrir novas vagas no mercado de trabalho, a administração municipal vem investindo em educação. Uma das alternativas encontradas foi o convênio firmado entre a prefeitura e a Fundação Educacional Rosemar Pimentel (Ferp). Em 2000, apenas cinco alunos foram beneficiados. Hoje, cerca de 400 jovens são atendidos pela iniciativa.
     A inclusão social também não foi esquecida. Há dois meses a prefeitura inaugurou o Centro de Internet Comunitária, em um anexo da Rodoviária Prefeito Jairo Guimarães Alves. O espaço atende a população de baixa renda, além de estudantes que podem realizar pesquisas e trabalhos escolares. O centro é equipado com uma impressora, um servidor e nove microcomputadores.

Crivella na região

     O senador Marcelo Crivella, candidato ao Governo do Estado nas eleições de outubro, estará hoje em Volta Redonda e Barra Mansa. Na Cidade do Aço ele realiza caminhada e panfletagem às 10 horas, no Centro. Em Barra Mansa, sua presença está anunciada para as 16 horas, na Praça da Matriz.

Fagundes Varela

     Está semana, o município de Rio Claro está em festas para homenagear o poeta Luiz Nicolau Fagundes Varela. Os eventos festivos que estão sendo coordenados pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura começam quinta-feira, data do nascimento do poeta rioclarense com a abertura dos Jogos Estudantis, às 17 horas, na quadra de esportes ao lado da Casa da Cultura. No mesmo local, às 19 horas, se apresentam a Orquestra de Violões, o Coral Juvenil de Angra dos Reis e a Orquestra de Violino.
     Sexta-feira, prosseguem os jogos estudantis, a partir das 9 horas e às 16 horas haverá uma apresentação dos alunos da rede municipal de ensino na Praça Fagundes Varela. O encerramento da programação fica por conta do Encontro de Bandas e Fanfarras e show com o Trio Mania, a partir das 21 horas.

Coletiva de imprensa

     O projeto de revitalização do Porto do Rio de Janeiro e os investimentos públicos e privados que serão utilizados, na ordem de R$ 286 milhões, com a participação do Governo do Estado, para que possibilite seu crescimento, vão ser apresentados hoje, às 14 horas, durante entrevista coletiva para a imprensa na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, situada na Rua da Candelária, 9 – 12o andar, no Centro, Rio de Janeiro. O projeto prevê a criação de novos pátios ferroviários e novos acessos ao porto do Rio, para trens de carga com bitolas larga e estreita, o que triplicará a capacidade ferroviária do porto; a construção de novo acesso rodoviário para desafogar o trânsito no Centro do Rio e para estabelecer novas retroáreas de apoio ao porto; obras de dragagem para melhoria e aprofundamento dos canais de acesso marítimo, permitindo a operação de navios de grande porte.

Impacto Ambiental

     A Eletronuclear prossegue, esta semana, promovendo, com a comunidade, mais cinco reuniões prévias da Audiência Pública que discutirá, dia 31, em Angra dos Reis, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) para a ampliação do segundo depósito de rejeitos (Depósito 2B) e construção do Prédio de Monitoração do Centro de Gerenciamento de Rejeitos, da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Em Angra dos Reis, a plenária acontece hoje, às 9 horas, no Colégio Estadual Arthur Vargas. Em Paraty, a reunião será amanhã, às 14 horas, na Câmara Municipal.

Convite

     A Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) está convidando para o ciclo de debates com o tema Jornalismo e as Eleições Presidenciais que será realizada hoje. Na quinta-feira, o tema em debate será O olhar do Rádio e da Internet. Os eventos acontecem no período das 9 às 12 horas. A programação completa está no site www.fecomércio-rj.org.br.

Alunos visitam prefeito

     Vinte alunos da segunda série do Centro Educacional Pequeno Príncipe tiveram uma aula diferente na tarde de sexta-feira. As crianças, acompanhadas pelas professoras, visitaram o prefeito Antônio Carlos Leite Franco, o Doutor Toninho e conheceram a Prefeitura de Pinheiral.
     No encontro o prefeito mostrou às crianças os anúncios institucionais que estão sendo elaborados sobre o município, visando resgatar o histórico da cidade - com a filmagem de todos os bairros, programas e atividades que estão sendo desenvolvidos pelo governo municipal. As crianças observaram atentas as imagens e registraram com fotos o encontro com o prefeito.

Curso de Word

     O Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) está com inscrições abertas para o curso a distância de Word, programa de computador utilizado na edição de todo tipo de documento, desde os mais simples aos mais elaborados. Atualmente, a ferramenta é considerada indispensável para estudantes e para quem atua em empresas.
     O curso tem duração média de dez horas e o estudante tem dez dias para concluí-lo. O programa ensina técnicas de inserção de figuras no texto, a trabalhar com imagens e formas, formatação de textos, tabulação, criação de tabelas, mala direta e hiperlinks. As atividades propostas são facilitadas com vídeos que simulam sua realização e com a realização de exercícios paralelos. Além disso, o usuário tem o apoio e a orientação de um tutor durante o decorrer do curso.
     Para participar dos cursos de educação a distância do Ciee, os estudantes devem ser cadastrados para estágio na instituição (o cadastro também é gratuito) e inscrever-se pelo site www.ciee.org.br. Nesse portal, os interessados também podem fazer sua inscrição para outros cursos que a entidade oferece.

Semana Jurídica

     As inscrições para a Semana Jurídica 2006 do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) terminam quinta-feira. O evento será realizado no período de 21 a 23 deste mês, no Campus Barra Mansa e Unidade Cicuta, com o tema Direitos Humanos. A inscrição é uma lata de leite em pó ou um pacote de fralda geriátrica e pode ser feita na Pró-reitoria Comunitária do UBM. A programação completa está no site www.ubm.br. Outras informações pelos telefones (24) 3325-0262 (Campus Barra Mansa) e (24) 2102-0262 (Unidade Cicuta).

Destaque UniFoa

     O curso de Sistemas de Informação do UniFOA obteve a melhor classificação do Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), com a nota 4, ficando à frente dos demais centros universitários e universidades da Região Sul Fluminense. O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

UGB promove debate

     O Centro Universitário Geraldo di Biase de Volta Redonda, por iniciativa da Coordenação dos Cursos de Extensão e de Letras, promove amanhã o evento Convivendo e Crescendo com as diferenças: Preconceito? Não!, com uma rodada de debates sobre o tema Sociodiversidade e Ética: um grande desafio da prática pedagógica. A entrada é gratuita e para participar basta se dirigir à Câmara de Vereadores de Volta Redonda, na Avenida Lucas Evangelista, 511, Aterrado, a partir das 19 horas. Outras Informações pelo telefone (24) 3347-4100, ramal 235.