Voltar  

Moradores de Santa Rita participam de reunião com vereadora e prefeitura

     BARRA MANSA - A vereadora Ruth Coutinho (PP) participou, ontem, de uma reunião com moradores de Santa Rita de Cássia, para explicar seu projeto de lei que transforma a localidade em distrito. Mais de 50 moradores estiveram presentes no encontro, inclusive a presidente da Associação de Moradores, Maria Lúcia Maciel. Eles ouviram as explicações de representantes da prefeitura sobre o fato de Santa Rita pertencer ao município. No início, a reunião ocorreu tranqüilamente, mas ao final os moradores questionaram o fato de a prefeitura não realizar nenhum investimento na localidade, mesmo sabendo que ela pertence ao município. A vereadora fez questão de frisar para os presentes que a transformação do bairro em distrito pode acarretar mudanças significativas no local e uma obrigatoriedade de investimentos.
     Segundo o secretário de Ordem Pública, José Marcos Rodrigues Filho, o Zito, a melhor explicação que Santa Rita de Cássia pertence a Barra Mansa foi que desde 1944 não existe nenhum processo de Volta Redonda reclamando de uma possível invasão de terras. “O IBGE e a Fundação Cide são claros com relação a isso. Estamos vindo aqui com a maior tranqüilidade para afirmar que Santa Rita pertence a Barra Mansa. E para isso estamos munidos de documentações, mapas e leis que comprovam”, afirma Zito. Ruth Coutinho, completando a revelação de Zito, afirmou que sua intenção ao elaborar o projeto é buscar uma identidade para os moradores. “Quero o melhor para vocês e sei que vão me cobrar depois que o projeto for votado. Quero que isso aconteça mesmo”, destaca.
     Foram mostrados aos moradores dados da prefeitura. A apresentação ficou a cargo do engenheiro Inácio Lino Pereira, que ainda afirmou que alguns mapas apresentados na reunião foram os mesmos extraídos do site da Prefeitura de Volta Redonda, que inclusive não considera Santa Rita de Cássia como bairro do município. Ele fez toda a explanação aos moradores.
     Para o diretor comercial da Cooperativa dos Produtores Rurais de Santa Rita de Cássia, Ronaldo Gonçalves Lino, ele já estava ciente há muito tempo de que Santa Rita pertence a Barra Mansa, mas disse que a questão é que Volta Redonda fez muito na área urbana e Barra Mansa fez pouco na área de agricultura. “Temos que cobrar daqui para a frente investimento certos para cá”, afirmou. Para a moradora, que faz parte do Conselho da Cidade, Rosalinda de Carvalho, a situação é que Santa Rita precisa ser um distrito diferenciado. “Isso tem que acontecer para sanar nossos problemas. E a primeira coisa deveria ser o asfalto da estrada”, solicita.
     O secretário Zito afirmou que Santa Rita já está incluída no Plano Diretor e os programas de investimentos serão discutidos com a população, de acordo com as necessidades.

     QUESTIONAMENTOS
     Ao final de muitos questionamentos sobre a falta de investimentos, perdas de conquistas – como escola, linhas de ônibus, os moradores solicitaram que haja uma reunião entre as prefeituras de Barra Mansa e Volta Redonda para esclarecer a situação aos moradores, de preferência. A solução foi aceita pelo secretário de Ordem Pública e a vereadora Ruth Coutinho ficou de realizar a tentativa do encontro.