Voltar C.F.Santana

Fórum Sul Fluminense de RH reúne mais de 400 profissionais

     BARRA MANSA - Valorização do Ser Humano na gestão de empresas, aliada ao domínio de novas tecnologias. Foi esse o centro dos debates realizados, ontem, durante a segunda edição do Fórum Sul Fluminense de RH, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), nas instalações da unidade Sest Senat.
     Pioneiro na região, o evento reuniu mais de 400 participantes, entre profissionais da área de RH, empresários, educadores, estudantes e a comunidade local.
     Segundo o vice-coordenador do núcleo regional da ABRH, Christian Monteiro, a iniciativa partiu de necessidades identificadas no setor de RH das empresas, durante reuniões mensais com profissionais da área. Ele ressalta que o planejamento para esse evento começou há um ano, com o cadastramento das empresas do Sul do Estado e levantamento dos problemas no segmento de gestão de pessoas. “Falta informação e comunicação. Hoje, há pequenas empresas, por exemplo, que se preocupam com as tendências do mercado, novas tecnologias, mas não se dedicam ao setor de RH, limitando-o à extensão do Departamento Pessoal”, alerta o coordenador, ressaltando que a má política interna e externa de uma empresa pode prejudicá-la seriamente, até mesmo levando- a à falência.
     Contudo, o vice-coordenador regional da ABRH salienta que há bons profissionais na área de gestão pessoal na região e projetos que merecem destaque. Ele cita, ainda, o interesse de empresas em preparar melhor seus funcionários para o setor e a existência de bons cursos nas faculdades locais voltados para recursos humanos.

     PROGRAMAÇÃO
     Na parte da manhã, houve várias palestras. Entre elas destacam-se os temas Responsabilidade Social Sustentável, com o representante da Volkswagen, Guilherme Cruz e Tecnologia e Pessoas, abordado por Paulo William, do Grupo Seres. Os participantes também puderam acompanhar a apresentação de painéis com representantes de várias empresas da região, entre elas Coca-Cola e CSN, que apresentaram, respectivamente, projetos de sucesso na área de Gestão por Competências.
     Um dos pontos altos do evento foi o painel que abordou o tema Empreendedorismo, ministrado pelos representantes de duas empresas da região, que iniciaram suas atividades com pequena infra-estrutura e hoje são destacadas no mercado. As empresas são AM4, Drogaria Moderna e Café Faraó.
     No término do fórum, foram ministradas as palestras intituladas Liderança e Espiritualidade: Ética maior com o Diretor da Aylmer Soluções Empresariais, Roberto Aylmer, e Jalme Pereira, diretor da A2 Comunicação Empresarial, que falou sobre o tema Como ser gerente de si mesmo.
Paralelamente ao evento foi realizada uma feira de negócios para divulgação e comercialização de produtos e serviços na área de recursos humanos.
     A primeira edição do Fórum Sul Fluminense de Recursos Humanos, realizada no ano passado, abordou o tema O Ser Humano – O encontro das Soluções.
     De acordo com a organização do evento, possivelmente a próxima edição do Fórum de RH será realizada em Volta Redonda.