Voltar  

TELEFONE
Golpes de extorsão
Casos de extorsão em 2005 foram menores do que no mesmo período de 2006

     BARRA MANSA - Em decorrência do aumento do número de casos de pessoas vítimas de extorsão por meio de ligações telefônicas, a chefia de Polícia Civil resolveu divulgar uma série de cuidados que a população deve ter para evitar cair nesse tipo de crime.
     De acordo com dados estatísticos obtidos na 90ª DP, os casos de extorsão em geral no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2005 foram menores em relação ao mesmo período de 2006. Em 2005 foram registrados 23 procedimentos, enquanto que em 2006 não passaram de 12. Mas o que vem preocupando as autoridades policiais é o aumento dos casos de extorsão via linha telefônica. Geralmente o autores atuam primeiro fazendo contatos telefônicos, comunicando que algum familiar sofreu um acidente, que foi seqüestrado, ou pedindo o endereço para entregar algum brinde
     O chefe dos inspetores da 90ª DP, Cleber, explica que após verificar o amento do número de registros desses casos a policia resolveu divulgar alguns procedimentos em busca de combater esse tipo de crime. “Estamos procurando orientar as pessoas no modo como devem agir quando se deparam com essa nova modalidade de extorsão. O primeiro e mais importante passo é pedir aos familiares e empregados que comuniquem qualquer telefonema suspeito”, explica acrescentando ser necessário para a segurança, que primeiramente deve-se pedir para que a pessoa que ligou se identifique.
     Dentre os outros cuidados que a população deve ter nessas situações estão o de não responder a perguntas do tipo Quem está falando? ou De onde estão falando? Segundo a orientação dos policiais, nenhuma dessas informações devem ser passadas. Eles orientam que nesses casos deve-se perguntar com quem a pessoa deseja falar, ou para que número está ligando.
     A polícia afirma que seguindo essas orientações pode-se evitar cair nesse golpe de extorsão.