Web Voz
- ANO XXXVII - Estado do Rio de Janeiro
 
Editorial Política Cidades Economia Polícia Justiça Esporte Variedades
Imprimir Indique essa página Voltar 
E-mail: cidades@avozdacidade.com
 
31 / 05 / 2007
Edição: 10.992
 
30 / 05 / 2007
Edição: 10.991
 
29 / 05 / 2007
Edição: 10.990
 
26 / 05 / 2007
Edição: 10.987
 
25 / 05 / 2007
Edição: 10.986
 
24 / 05 / 2007
Edição: 10.985
 
23 / 05 / 2007
Edição: 10.984
 
22 / 05 / 2007
Edição: 10.983
 
19 / 05 / 2007
Edição: 10.980
 
18 / 05 / 2007
Edição: 10.979
 
17 / 05 / 2007
Edição: 10.978
 
16 / 05 / 2007
Edição: 10.977
 
15 / 05 / 2007
Edição: 10.976
 
12 / 05 / 2007
Edição: 10.973
 
11 / 05 / 2007
Edição: 10.972
 
10 / 05 / 2007
Edição: 10.971
 
09 / 05 / 2007
Edição: 10.970
 
08 / 05 / 2007
Edição: 10.969
Edição: 10.992  -  31 / 05 / 2007

Dia Mundial sem Tabaco
O tema das atividades deste ano é Ambiente Livre do Tabaco é Direito de Todos

Foto: C.F.Santana

VOLTA REDONDA - Em comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado hoje, o Hospital São João Batista (HSJB) estará promovendo diversas atividades. O tema das atividades deste ano é Ambiente Livre do Tabaco é Direito de Todos.

A programação vai incluir visitas a todas as unidades do hospital, apresentando aos funcionários e aos usuários um pulmão saudável e um pulmão enfermo, por conta do tabagismo. Será realizada também uma palestra com a médica Ana Lúcia Quaresma, cujo tema será Ambiente Livre do Tabaco. Essa atividade será realizada às 10h30min, no refeitório do São João Batista. Além disso, durante todo o dia uma equipe de funcionários vai distribuir folders explicativos sobre o tema.

À noite, as pessoas que visitarem o estande da Secretaria Municipal de Saúde na Expo -VR, na Ilha São João, poderão realizar o teste de capacidade respiratória, com informações sobre um novo conceito de qualidade de vida, longe do cigarro. A apresentação será feita pelos profissionais do Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer da Secreatria Municipal de Saúde.  Essa atividade vai marcar também o Dia Mundial Sem Tabaco em Volta Redonda

Sobre o dia
O Dia Mundial Sem Tabaco foi instituído com a Lei de número 7.488, de 1986.  A idéia do Ministério da Saúde, juntamente com os municípios, é realizar atividades de conscientização com as pessoas para mostrar que o tabaco é um dos principais causadores de vários tipos de câncer, principalmente no pulmão. Grande parte da população mundial não considera que alimentação inadequada, falta de atividades físicas e relações sexuais sem uso de preservativos pode causar câncer. Ao mesmo tempo, reconhece que o fumo, o consumo de bebidas alcoólicas e o excesso de exposição ao sol estão associados ao câncer. Esses são os resultados preliminares da pesquisa de opinião Concepção dos Brasileiros sobre o Câncer, realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em 2005.

Conscientização na Praça da Matriz
BARRA MANSA - Uma mobilização marcará a dia na Praça da Matriz, no Centro da cidade, das 8 horas ao meio-dia. No evento, equipes do Programa Tabagismo, da Cruz Vermelha e universitários distribuirão folders e darão exemplos do que o uso do cigarro causa ao organismo.

Segundo o coordenador do programa no município, Sérgio Murilo Conti, a data não é comemorativa. “O dia é marcado como protesto contra o tabaco, que traz tantos malefícios à saúde de todos, tanto aos fumantes quanto aos não-fumantes”, explica.

Ele diz que o tabagismo traz, entre outros problemas de saúde, o câncer e doenças respiratórias, e pode levar à morte. “Essa data é lembrada em 192 países e a intenção este ano é estimular o controle social e a fiscalização da lei que legitima os direitos ao respeito à cidadania. Quer também chamar atenção para a responsabilidade social no que se refere à qualidade do ar em ambientes fechados”, afirma.

Sérgio ressalta que os não fumantes, também chamados de fumantes passivos, sabem que a fumaça não representa apenas um incômodo, pode também ser um risco a sua saúde. “A fumaça do cigarro tem duas correntes: a primária, que sai da boca do fumante e a secundária, que sai da ponta do cigarro”, explica.

Ele diz que a fumaça do cigarro provoca a chamada fumaça ambiental do tabaco. “Na fumaça do cigarro são liberadas quatro mil substâncias e 50 delas causam câncer. Além de doenças respiratórias e cardíacas, que podem também levar à morte adultos e crianças”, salienta.

O coordenador conclui descrevendo um dado mundial preocupante: “90% dos casos de câncer de pulmão e 30% de todos os tipos de câncer são causados pelo cigarro”, enfatiza.

Qual o nível da Saúde da região?

Ótimo

Bom

Regular

Ruim

Péssimo

  A Voz do Grande Aterrado
  Atendimento ao Cliente
  Batendo de Primeira
  Cartas e E-mail
  Cinema
  Edificando Vidas
  Help me
  Histórias e Fatos
  Instituto Millenium
  Legislativo em Ação
  Literatura
  Maria Emília (social)
  Meio Ambiente
  Notas e Notas
  Palavras da Verdade
  Pelegrino
  Zapeando
 © 1970-2007 - A Voz da Cidade - Todos Direitos Reservados
Desenvolvido por: Thiago H. de Oliveira - thiago@avozdacidade.com
Atualizado por: Sérgio Caetano Jr - sergiocjr@avozdacidade.com
NEWSLETTER - digite seu e-mail
 ok
Se não conseguir ver as páginas em PDF, CLIQUE AQUI  
Capa
Banda Celebrare faz show na PET Clube dos Funcionários
Cinema
Clone Wars: quase um filme
Teatro
‘Nelson Freitas e vocês’ será apresentado no Gacemss
Exposições
Exposição Formas Informais termina no fim de semana
Música
Madonna pode fazer mais um show no Rio

-