Web Voz
- ANO XXXVII - Estado do Rio de Janeiro
 
Editorial Política Cidades Economia Polícia Justiça Esporte Variedades
Imprimir Indique essa página Voltar 
E-mail: cidades@avozdacidade.com
 
03 / 06 / 2007
Edição: 11.361
 
31 / 05 / 2007
Edição: 11.358
 
30 / 05 / 2007
Edição: 11.357
 
29 / 05 / 2007
Edição: 11.356
 
28 / 05 / 2007
Edição: 11.355
 
27 / 05 / 2007
Edição: 11.354
 
23 / 05 / 2007
Edição: 11.350
 
21 / 05 / 2007
Edição: 11.348
 
20 / 05 / 2007
Edição: 11.347
 
17 / 05 / 2007
Edição: 11.344
 
16 / 05 / 2007
Edição: 11.343
 
15 / 05 / 2007
Edição: 11.342
 
14 / 05 / 2007
Edição: 11.341
 
13 / 05 / 2007
Edição: 11.340
 
10 / 05 / 2007
Edição: 11.337
 
09 / 05 / 2007
Edição: 11.336
 
08 / 05 / 2007
Edição: 11.335
 
07 / 05 / 2007
Edição: 11.334
 
06 / 05 / 2007
Edição: 11.333
 
01 / 05 / 2007
Edição: 11.328
 
30 / 04 / 2007
Edição: 11.327
Edição: 11.333  -  06 / 05 / 2008

PELAS CIDADES (Quatis)
Desenvolvimento com qualidade de vida
Prefeitura atrai novas empresas para a cidade

  Foto: Divulgação

ATRAÇÃO de novos empreendimentos - principalmente dos segmentos da pequena e média empresa, setores

FABRICAÇÃO de doces caseiros

INSTALAÇÃO no Município de uma agência do SEBRAE-RJ (Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa)

Anunciada semana passada pelo prefeito Alfredo de Oliveira (PT), a implantação da Empresa Barbosa JR Desiderata Comércio e Confecções de Vestuário Ltda em Quatis é apontada pela prefeitura como mais uma conquista importante do trabalho realizado, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico aliado à preservação da qualidade de vida da população. A empresa – que começa a funcionar no segundo semestre, na Praça Teixeira Brandão, no Centro – terá capacidade para produzir aproximadamente 1.200 peças de roupas femininas por mês, gerando numa primeira etapa de dez a quinze empregos diretos aos moradores de Quatis.

A atração de novos empreendimentos – principalmente dos segmentos da pequena e média empresa, setores que, segundo levantamentos oficiais do Sebrae (Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa), são responsáveis por uma parcela significativa dos empregos com carteira assinada no país – representa uma das ações prioritárias do atual governo da cidade. Três anos e quatro meses após ter tomado posse no cargo, o prefeito classifica como “positivo” o resultado do trabalho realizado durante este período: “A julgar pelo número de empresas que se instalaram em Quatis a partir de 2005, podemos concluir que estamos no rumo certo em busca do desenvolvimento sustentável”, declara o prefeito.

Entre as empresas que se instalaram na cidade durante este período estão as seguintes: Mineradora Capuri, cujo nome original era Santo Estevão Empreendimentos; Cabomix Connext Serviços de Telecomunicações (firma do ramo de Internet a cabo); Bio Care Cosméticos; Nova TáxiTur Transporte e Nobreplast (recicladora de plástico), além da confecção de roupas Desiderata.

MAIS EMPRESAS
A cidade vive agora a expectativa real da chegada de mais três empresas. Duas delas vão funcionar no Condomínio Industrial da Rodovia RJ 159: a Truck Recuperações de Motores Ltda e a Reciclagem Colonial. Juntos, estes novos empreendimentos deverão gerar pelo menos mais cem empregos diretos em Quatis na fase inicial. A Truck resolveu transferir parte da sua unidade da Baixada Fluminense para Quatis devido às potencialidades favoráveis do município ao desenvolvimento econômico, entre elas a localização estratégica entre os três principais centros consumidores do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais).

A outra empresa que vai se instalar brevemente no município é a Avipal S/A (Avicultura e Agropecuária), que tem como produto mais conhecido a nível nacional o Leite Elege. O empreendimento arrendou as instalações da Cooperativa Agropecuária de Quatis e vai beneficiar a cidade com cem mil litros de leite diariamente. A cooperativa se localiza no bairro São Benedito.  

Incentivo à geração de empregos
Um dos procedimentos adotados a partir de 2005 pela prefeitura no sentido de atrair novas empresas e, conseqüentemente, gerar novos empregos em Quatis foi a nova lei do Padeq (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Econômico de Quatis). Assinada em agosto do ano passado pelo prefeito Alfredo de Oliveira (PT), esta legislação prevê incentivos fiscais para as empresas que criarem pelo menos 20 empregos diretos dentro da cidade - os empreendimentos interessados nos benefícios da lei deverão ter também renda bruta anual mínima de aproximadamente R$ 465 mil.

Os incentivos da lei recaem sobre os seguintes impostos municipais: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviços) e ITBI (Imposto de Transmissão Inter-vivos). As informações a respeito dos benefícios oferecidos através do Padeq poderão ser obtidas na própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que funciona na Avenida Nossa Senhora do Rosário, 235, próximo ao Terminal Rodoviário de Quatis. O telefone da secretaria é (24) 3353-5983.

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO
Dentro ainda das ações na área do desenvolvimento, a prefeitura promoveu em apenas três anos oito cursos de capacitação profissional. Foram eles: assentamento de azulejo, bombeiro hidráulico, eletricista predial, cabeleireira, guia de turismo, recepcionista de hotel, operador de telemarketing e serviços de atendimento ao cliente e fabricação de doces caseiros, a maioria deles realizados com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Governo municipal estimula o agronegócio
Em março de 2005, o prefeito Alfredo de Oliveira (PT) criou a Coordenadoria de Desenvolvimento Municipal com a atribuição de realizar ações voltadas à instalação de novas empresas e à geração de novos empregos na cidade. Há dois meses, a Coordenadoria se transformou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Para o titular desta secretaria, Sebastião de Oliveira, “os resultados das ações realizadas pela prefeitura na área do desenvolvimento são cada vez mais positivos”. Segundo ele, além da instalação de novas empresas (ler reportagem principal nesta página), a prefeitura pode apresentar outras conquistas concretas aos moradores da cidade dentro deste segmento.

Sebastião destaca o estímulo ao agronegócio como uma das realizações colocadas em prática pela administração municipal nos últimos três anos  – o plantio do pepino cornichon e o cultivo do pinhão manso são considerados pelo secretário “dois avanços fundamentais no sentido de promover uma atividade alternativa de geração de renda aos pequenos produtores rurais de Quatis”.

No caso do pinhão manso – cujo cultivo está sendo feito de forma experimental em duas propriedades da comunidade rural de Joaquim Leite – a prefeitura espera chegar nas próximas semanas a sete mil mudas plantadas com a adesão de pelo menos mais três produtores ao projeto: “E a nossa meta é bastante ousada: em etapas posteriores, planejamos alcançar a marca de cem mil mudas de pinhão manso cultivadas”, afirma Sebastião.

A instalação no município de uma agência do Sebrae-RJ (Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa) e a cessão de um terreno da prefeitura para a construção de uma escola profissionalizante do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) são lembradas pelo secretário como outros pontos positivos do trabalho da administração municipal.

A agência do Sebrae – que tem como atribuição orientar os empreendedores quanto aos ramos mais promissores da economia para a abertura de pequenos e médios negócios – funciona num imóvel da prefeitura, que cedeu também um funcionário e o telefone necessários ao atendimento da agência em Quatis. Quanto à escola do Senai, o prefeito Alfredo de Oliveira enviou recentemente um ofício à Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) indagando quando a obra terá início, já que o termo de cessão do terreno pela prefeitura foi assinado há mais de dois anos, durante uma cerimônia pública no município, que contou, inclusive, com a presença do presidente desta entidade, Eduardo Eugênio Vieira.


Qual o nível da Saúde da região?

Ótimo

Bom

Regular

Ruim

Péssimo

  A Voz do Grande Aterrado
  Atendimento ao Cliente
  Batendo de Primeira
  Cartas e E-mail
  Cinema
  Edificando Vidas
  Help me
  Histórias e Fatos
  Instituto Millenium
  Legislativo em Ação
  Literatura
  Maria Emília (social)
  Meio Ambiente
  Notas e Notas
  Palavras da Verdade
  Pelegrino
  Zapeando
 © 1970-2007 - A Voz da Cidade - Todos Direitos Reservados
Desenvolvido por: Thiago H. de Oliveira - thiago@avozdacidade.com
Atualizado por: Sérgio Caetano Jr - sergiocjr@avozdacidade.com
NEWSLETTER - digite seu e-mail
 ok
Se não conseguir ver as páginas em PDF, CLIQUE AQUI  
Capa
Banda Sinfônica da Aman comemora 95 anos
Apresentação aberta acontece no Teatro da Aman
Cinema
Clone Wars: quase um filme
Teatro
‘Nelson Freitas e vocês’ será apresentado no Gacemss
Exposições
Exposição Formas Informais termina no fim de semana
Música
Madonna pode fazer mais um show no Rio

-