BARRA MANSA - A Secretária Municipal de Saúde, em parceria com o Sest/Senat, está desenvolvendo uma série de atividades gratuitas voltadas para o acompanhamento e tratamento de diabetes. Segundo a coordenadora do departamento de doenças crônicas (diabetes e hipertensão arterial) do município, Gisele Barbosa da Silva, abrindo as ações será ministrada no dia 30 de maio, às 17 horas, uma palestra sobre o assunto com o tema Saiba tudo sobre diabetes enquanto há tempo. O evento, gratuito e aberto à comunidade, será realizado no Sest/Senat, no bairro Barbará.
O palestrante será o diabetólogo e endocrinologista Camillo M. Leijoto. “A secretaria já tem um trabalho voltado para esse tipo de patologia. O departamento de Saúde do Sest/Senat propôs essa parceria, que é muito importante”, diz, completando que o Dr. Camilo realiza atendimento a diabéticos, preferencialmente os que fazem uso de insulina. “Na palestra as pessoas terão a definição da doença, formas de prevenção, alimentação adequada, atividades físicas recomendadas e tratamentos mais atuais, entre outras orientações”, revela.
Segundo a coordenadora, cinco mil pessoas de faixas etárias diversificadas estão cadastradas no sistema da secretaria. De acordo com Gisele, todas as unidades de saúde estão preparadas para o atendimento dos pacientes diabéticos e hipertensos. “É muito importante falar sobre o assunto para orientar a fazer uma vez por ano exames, principalmente quando há casos na família”, explica.
A capacidade do local do evento é para 150 pessoas. |