Web Voz
- ANO XXXVII - Estado do Rio de Janeiro
 
Editorial Política Cidades Economia Polícia Justiça Esporte Variedades
Imprimir Indique essa página Voltar 
E-mail: cidades@avozdacidade.com
 
03 / 06 / 2007
Edição: 11.361
 
31 / 05 / 2007
Edição: 11.358
 
30 / 05 / 2007
Edição: 11.357
 
29 / 05 / 2007
Edição: 11.356
 
28 / 05 / 2007
Edição: 11.355
 
27 / 05 / 2007
Edição: 11.354
 
23 / 05 / 2007
Edição: 11.350
 
21 / 05 / 2007
Edição: 11.348
 
20 / 05 / 2007
Edição: 11.347
 
17 / 05 / 2007
Edição: 11.344
 
16 / 05 / 2007
Edição: 11.343
 
15 / 05 / 2007
Edição: 11.342
 
14 / 05 / 2007
Edição: 11.341
 
13 / 05 / 2007
Edição: 11.340
 
10 / 05 / 2007
Edição: 11.337
 
09 / 05 / 2007
Edição: 11.336
 
08 / 05 / 2007
Edição: 11.335
 
07 / 05 / 2007
Edição: 11.334
 
06 / 05 / 2007
Edição: 11.333
 
01 / 05 / 2007
Edição: 11.328
 
30 / 04 / 2007
Edição: 11.327
Edição: 11.356  -  29 / 05 / 2008

Programa de Gestão Escolar é lançado
No encontro estiveram a secretária estadual de Educação, o prefeito e outras autoridades

  Foto: Celso Sellmer PMR

Programa busca realizar a capacitação de professores da rede estadual da educação pública

RESENDE - A secretária de estado de Educação, Teresa Porto, e o subsecretário de Planejamento de Educação, Rafael Martinez, acompanhados do presidente da Fundação Escola de Serviço Público (Fesp), Cláudio Mendonça, da representante do MEC, Eliane Assis, e do prefeito Silvio de Carvalho (PMDB) lançaram, ontem, no Colégio Estadual Olavo Bilac, em Campos Elíseos, o Programa Estadual de Gestão Escolar.

Segundo Teresa, o trabalho conjunto da Secretaria de Educação e da Secretaria de Planejamento e Gestão, através da Fesp-RJ, em convênio com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e com a colaboração da Universidade Federal Fluminense, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal de Juiz de Fora, estabelece o princípio da gestão democrática do ensino.

Ela explica que o programa busca realizar a capacitação de professores no âmbito da rede estadual da educação pública, tomando por base a realidade social e econômica de sua comunidade e valorizando o papel do gestor na melhoria do processo educacional. “Estamos iniciando o Programa por Resende pelo retrospecto da boa gestão na educação e também pela credibilidade do prefeito Silvio de Carvalho e do atual subsecretario de estado e ex-secretario de Educação no município, Rafael Martinez”, disse Tereza Porto. Ela salientou ainda que o programa abrangerá as 1.591 escolas do estado, com o objetivo de oferecer aos diretores, diretores adjuntos e membros das equipes da direção da escola técnicas gerenciais de Planejamento e Administração Escolar, mecanismos para melhorar a eficiência e a qualidade da educação.

A secretária informou ainda que outro benefício do Programa de Gestão Escolar é proporcionar, aos demais professores que desejem exercer cargos na gestão escolar, uma formação de gestor em nível básico. “Promover a participação ativa da comunidade escolar com o intuito de obter informações que serão utilizadas como subsídios na preparação do diagnóstico da realidade das escolas e na elaboração do Plano de Ação de cada Unidade Escolar”, frisou. 

Para o prefeito Silvio de Carvalho, garantir a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola junto à comunidade vai tornar ainda mais eficiente a educação oferecida aos alunos. Silvio fez um pedido especial à secretária Teresa Porto, para que os profissionais da rede municipal também possam adquirir experiência através do Programa de Gestão Escolar do Governo do Estado, e obteve resposta positiva prontamente. “É grande a preocupação da população quanto à educação, que quer cada vez mais que incentivemos qualificação profissional e graduação técnica. O Governo do Estado está de parabéns pelo programa que, lançado em Resende, mostra o carinho com nossa rede pedagógica. Queremos que nossos profissionais da rede municipal tenham acesso a esse modelo de gestão escolar”, disse.

Com o aval da Secretaria Estadual, a direção da Coordenadoria Regional de Ensino do Médio Paraíba III e do Instituto de Educação de Resende (Educar) vão discutir parcerias no planejamento estratégico educacional em todo o município.


Qual o nível da Saúde da região?

Ótimo

Bom

Regular

Ruim

Péssimo

  A Voz do Grande Aterrado
  Atendimento ao Cliente
  Batendo de Primeira
  Cartas e E-mail
  Cinema
  Edificando Vidas
  Help me
  Histórias e Fatos
  Instituto Millenium
  Legislativo em Ação
  Literatura
  Maria Emília (social)
  Meio Ambiente
  Notas e Notas
  Palavras da Verdade
  Pelegrino
  Zapeando
 © 1970-2007 - A Voz da Cidade - Todos Direitos Reservados
Desenvolvido por: Thiago H. de Oliveira - thiago@avozdacidade.com
Atualizado por: Sérgio Caetano Jr - sergiocjr@avozdacidade.com
NEWSLETTER - digite seu e-mail
 ok
Se não conseguir ver as páginas em PDF, CLIQUE AQUI  
Capa
Banda Sinfônica da Aman comemora 95 anos
Apresentação aberta acontece no Teatro da Aman
Cinema
Clone Wars: quase um filme
Teatro
‘Nelson Freitas e vocês’ será apresentado no Gacemss
Exposições
Exposição Formas Informais termina no fim de semana
Música
Madonna pode fazer mais um show no Rio

-