RESENDE - A Coordenadoria de Pessoa com Deficiência, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Solidariedade, escolheu esta semana os oito delegados que participarão da Conferência Estadual de Pessoas com Deficiência, que acontece em agosto, no Rio de Janeiro, em data ainda a ser definida. A escolha aconteceu durante o 1º Fórum da Pessoa com Deficiência, realizado terça-feira na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB). Em dezembro acontece a Conferência Nacional, em Brasília.
Segundo a assistente operacional da Secretaria de Desenvolvimento Social e Solidariedade, Maria José Barreto Silva, a Zozó, antes da escolha dos nomes de Resende, que terá quatro representantes de entidades governamentais e o restante da sociedade civil organizada, foram discutidas políticas em favor dos deficientes. Ela diz que atualmente existem cadastrados na cidade 6.827 pessoas com deficiência. “O maior problema apontado pelos participantes é a acessibilidade arquitetônica do município e a educação”, diz Zozó que atuou na organização do fórum.
Segundo o responsável pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, José Gomes, a etapa nacional deverá considerar a consolidação das conferências ou fóruns estaduais e municipais dos direitos da pessoa com deficiência e tratar outros pontos. “Em Resende temos discutido permanentemente a inclusão social da pessoa com deficiência. É importante a participação de todos nesse debate”, destaca, ressaltando as ações da prefeitura e a Viação São Miguel neste mês com a entrega de ônibus adaptados para portadores de deficiências. |