ITATIAIA - A Academia Itatiaiense de História (Acidhis) realiza amanhã, a partir das 15 horas, no plenário Walter Moreira Martins, na Câmara Municipal da cidade, uma Sessão Solene Comemorativa ao 19º Aniversário da Emancipação Político-Administrativa de Itatiaia; 16 anos de criação da academia e ainda o centenário do Núcleo Colonial do Itatiaia.
O evento vai ser comandado pela historiadora e presidente da Acidhis, Alda Bernardes de Faria e Silva, e já faz parte do calendário de comemorações oficiais do aniversário da cidade. De acordo com o professor Carlos Lima, membro da academia, a sessão este ano contará com uma surpresa. “A Acidhis vai entregar a Comenda Barão Homem de Mello a um dos nossos membros, que só será anunciado na hora. É uma forma de homenagear a dedicação e o trabalho feito em benefício da história de Itatiaia”, conta.
Além disso, o evento contará com uma palestra sobre o centenário do Núcleo Colonial do Itatiaia, ministrada pela jornalista Célia Borges; e com uma exposição fotográfica sobre o tema, com fotos e histórias das primeiras famílias, organizadas por Paulo Zikan. Uma palestra sobre os 19 anos de emancipação será feita pela acadêmica Ângela Maria da Silva Campo.
A bióloga Eliana Maia Gouvêa fará uma breve exposição sobre os 16 anos de criação da Academia Itatiaiense de História; e ainda, o fundador da Acidhis, coronel Cláudio Moreira Bento, falará sobre a história de General Osório. |