|
Local preferido pelos turistas brasileiros e estrangeiros na região Sul Fluminense, a cidade tem um visual que encanta. Dona do terceiro maior número de leitos em hotéis e pousadas do Estado do Rio de Janeiro, Itatiaia tem na natureza seu maior atrativo. Áreas como o Parque Nacional do Itatiaia e os bairros Penedo, Maromba e Maringá ficam cheios o ano todo, de pessoas que querem aproveitar suas maravilhas naturais.
Para quem gosta de ficar próximo à natureza o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) é visita quase obrigatória. Logo ao entrar, a primeira parada é no mirante do Último Adeus, com 810 metros de altitude, onde se pode avistar a sede do Museu do Parque, o Rio Campo Belo, a Represa do Funil e ainda ter uma vista global do PNI.
Mas além de todo o visual encantador das árvores, flores e animais, a atração principal de quem visita o parque são as cachoeiras. Existem cerca de 300 nascentes de águas cristalinas que descem do alto da Serra da Mantiqueira e formam inúmeras e belas quedas d’água. A mais conhecida e mais fotografada delas é a cachoeira Véu de Noiva, que tem 40 metros de altura, onde a queda parece um enorme véu de noiva que desliza sobre as rochas. O parque está aberto das 8 às 17 horas e a entrada custa R$ 3 e o estacionamento R$ 5.
Em Penedo, um dos bairros mais visitados de toda a região, o visitante pode conhecer a residência de verão do Papai Noel, instalada no centro comercial. Além disso, pode encontrar peças ligadas ao folclore finlandês e ainda visitar cachoeiras. Apesar de ter o maior número de visitantes durante a Semana Santa, Maromba e Maringá também recebem visitas todos os meses, de pessoas que curtem um clima calmo e próximo à natureza. |