Web Voz
- ANO XXXVII - Estado do Rio de Janeiro
 
Editorial Política Cidades Economia Polícia Justiça Esporte Variedades
Imprimir Indique essa página Voltar 
E-mail: cidades@avozdacidade.com
 
02 / 12 / 2008
Edição: 11.543
 
29 / 11 / 2008
Edição: 11.540
 
28 / 11 / 2008
Edição: 11.539
 
27 / 11 / 2008
Edição: 11.538
 
26 / 11 / 2008
Edição: 11.537
 
25 / 11 / 2008
Edição: 11.536
 
20 / 11 / 2008
Edição: 11.531
 
19 / 11 / 2008
Edição: 11.530
 
18 / 11 / 2008
Edição: 11.529
 
15 / 11 / 2008
Edição: 11.526
 
14 / 11 / 2008
Edição: 11.525
 
13 / 11 / 2008
Edição: 11.524
 
12/ 11 / 2008
Edição: 11.523
 
11/ 11 / 2008
Edição: 11.522
 
08/ 11 / 2008
Edição: 11.519
 
07/ 11 / 2008
Edição: 11.518
 
06/ 11 / 2008
Edição: 11.517
 
05/ 11 / 2008
Edição: 11.516
 
04/ 11 / 2008
Edição: 11.515
 
01/ 11 / 2008
Edição: 11.512
 
31/ 10 / 2008
Edição: 11.511
 
30/ 10 / 2008
Edição: 11.510
 
29/ 10 / 2008
Edição: 11.509
 
28/ 10 / 2008
Edição: 11.508
 
25/ 10 / 2008
Edição: 11.505
 
24/ 10 / 2008
Edição: 11.504
 
23/ 10 / 2008
Edição: 11.503
 
22/ 10 / 2008
Edição: 11.502
 
21/ 10 / 2008
Edição: 11.501
 
18/ 10 / 2008
Edição: 11.498
Edição: 11.490  -  10 / 10 / 2008

Programa de Saúde do Trabalho está em processo de implantação Profissionais da Saúde do município recebem capacitação sobre o tema

  Foto: Lara Guimarães

Profissionais de Saúde serão capacitados

Material esterilizado, segundo médico, previne possíveis acidentes na área médica

População receberá educação em Saúde do Trabalho nos Postos de Saúde

Médico Luiz Fernando Curty, responsável pela implantação do Programa Saúde do Trabalhador de Porto Real

Como uma das ações de implantação do Programa de Saúde do Trabalho, a Secretaria de Saúde do município realiza hoje, das 8 às 17 horas, um curso de capacitação para 36 profissionais da área no auditório da Câmara Municipal. O evento é promovido pelo Centro Regional de Saúde do Trabalho (Cerest/VR), de Volta Redonda, em parceria com a UniFOA.
Segundo o coordenador de policlínicas do município, o médico Luiz Fernando Curty, responsável pela implantação do Programa Saúde do Trabalhador de Porto Real, a cidade vem acompanhando todas as reuniões no Centro Regional, o que tem facilitado o trabalho de implantação do programa. 
Segundo ele, a intenção do curso é dar uma visão ampla sobre o assunto para que os profissionais de Saúde da cidade possam identificar, mas acima de tudo prevenir o problema através de um trabalho de educação sobre Saúde do Trabalho.

Ainda de acordo com Curty, dois profissionais de cada setor da Saúde, entre recepcionistas, chefes de setor, coordenadores, psicólogos, assistentes sociais, médicos e outros, foram selecionados para participar da aula que será ministrada pelo médico do Trabalho, Geraldo Cardoso, que é professor do UniFOA e especialista em Saúde Pública. Os profissionais receberão informações sobre o histórico e legislação de acidentes de trabalho; doenças ocupacionais do trabalhador; e níveis de atenção dos PSFs, unidades básicas, ambulatórios, hospitais municipais e pronto-socorros.
O médico explica que a determinação para implantação do programa é do governo federal e que todos os municípios deverão fazê-lo. “O gasto do Sistema Único de Saúde (SUS) com pacientes que sofreram acidente de trabalho é muito alto. A pessoa fica afastada do seu emprego, prejudicando a empresa. Ou seja, é um transtorno em todas as esferas - para o  paciente que adoece, para empresa que perde o funcionário e para Saúde Pública, que arca com os custos de algo que poderia ser evitado”, afirma, completando que o programa vai promover a Educação na Saúde  em ambiente de trabalho. “Educar para prevenir e assim obter uma boa saúde”, declara.
Ainda não existem, segundo Curty, dados que informem o número de pessoas envolvidas em acidentes de trabalho no município, porque os casos acabam sendo atendidos em outras cidades. Mas ele salienta que com a chegada do novo hospital o programa poderá levantar esses dados. “Quando o nosso hospital começar a funcionar poderemos atender esses casos e então contabiliza-los. O resultado ajudará a evitar acidentes de trabalho no futuro através de um balanço de como eles ocorrem para que possamos criar ações preventivas.”, observa.

Para Curty, a população precisa compreender que o acidente de trabalho não é caracterizado apenas na empresa, e sim em qualquer ambiente onde a pessoa exerça uma atividade. “Um profissional liberal, como um mecânico, por exemplo, também deve ser orientado na sua oficina da maneira que melhor deve proceder. Nossos agentes de Saúde irão até as casas, aos bairros para observar e caso haja suspeita, alertarão a equipe do Programa de Saúde do Trabalhador para que o médico possa diagnosticar se realmente for comprovado o problema”, revela.

Os profissionais, segundo Curty, serão capacitados com noções de ergonomia e também como orientar pessoas que lidam com produtos químicos. “Uma empregada doméstica pode lidar com produtos químicos de uso doméstico que podem ocasionar problemas de Saúde. Essa empregada deve ser tratada com tendo doença de trabalho também”, conclui.  Entre as ações efetivas realizadas pelo programa em fase de implantação estão palestras em empresas sobre primeiros socorros e hipertensão. 

ERGONOMIA
O termo ergonomia, derivado das palavras gregas ergon (trabalho) e nomos (lei natural) é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Ergonomia trata de aspectos físicos da atividade de trabalho e os aspectos organizacionais e cognitivos presentes nas atividades de trabalho humano.
A Associação Internacional de Ergonomia divide a ergonomia em três domínios de especialização. São eles:
Ergonomia Física: que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionada com lesões músculo-esqueléticas.
Ergonomia Cognitiva: também conhecida engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Tópicos relevantes incluem carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.

Ergonomia Organizacional: ou macroergonomia, relacionada com a otimização dos sistemas socio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos. Tópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.
  A Voz do Grande Aterrado
  Atendimento ao Cliente
  Batendo de Primeira
  Cartas e E-mail
  Cinema
  Edificando Vidas
  Help me
  Histórias e Fatos
  Instituto Millenium
  Legislativo em Ação
  Literatura
  Maria Emília (social)
  Meio Ambiente
  Notas e Notas
  Palavras da Verdade
  Pelegrino
  Zapeando
 © 1970-2007 - A Voz da Cidade - Todos Direitos Reservados
Desenvolvido por: Thiago H. de Oliveira - thiago@avozdacidade.com
Atualizado por: Sérgio Caetano Jr - sergiocjr@avozdacidade.com
NEWSLETTER - digite seu e-mail
 ok
Se não conseguir ver as páginas em PDF, CLIQUE AQUI  
Capa
Banda Sinfônica da Aman comemora 95 anos
Apresentação aberta acontece no Teatro da Aman
Cinema
Clone Wars: quase um filme
Teatro
‘Nelson Freitas e vocês’ será apresentado no Gacemss
Exposições
Exposição Formas Informais termina no fim de semana
Música
Madonna pode fazer mais um show no Rio

-