O que ocupa o teu pensamento será o que ocupará a tua vida
O pensamento está ligado à imaginação, às idéias e aos desejos. Se nossos pensamentos são sábios e equilibrados, a nossa vida também será assim. Mas infelizmente muitos alimentam pensamentos perniciosos, egoístas, malignos e fantasiosos, e é assim que vivem.
Temos visto reportagens terríveis de maníacos sexuais, pessoas violentas e de toda ordem, então ficamos assustados e nos perguntamos: como pode um ser humano praticar tais atos? Mas esses atos já vêm há anos sendo gerados e alimentados na mente e na imaginação do transgressor.
A ocupação da mente é algo muito importante. Grandes personagens, artistas e inventores surgiram porque foram motivados nas suas mentes na busca por realizações que hoje têm trazido grande proveito para a humanidade.
Da mesma forma, uma mente ocupada com o mal tem trazido grandes prejuízos à humanidade; como por exemplo, homens que fomentam a sua mente com violência, sexualidade, egoísmo e objetivos marginalizados.
Aliás, a grande destruição pelo dilúvio que aconteceu no princípio da humanidade se deu pelo fato dos homens só utilizarem suas mentes para as coisas más.
Assim nos diz a palavra de Deus: “Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na Terra, e que toda a imaginação dos pensamentos e de seu coração era má continuamente. E disse o Senhor: Destruirei da face da Terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu”. (Gênesis 6:5)
Jesus Cristo também falou sobre a origem dos maus pensamentos dizendo: “Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios”. (Marcos 7.21)
A Bíblia tem ensinos preciosos com respeito a utilização da mente ou desejos do coração:
1º - Ela diz que se quisermos que se realize os nossos (bons) sonhos devemos agradar a Deus: “Agrada-te do Senhor e Ele concederá o que deseja o teu coração”. (Salmos 37:5)
2º - São Paulo ensina de modo categórico em que devemos pensar de modo que nos traga proveito e sabedoria: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. (Filipensses 4:8)
3º - São Tiago diz que os nossos pensamentos e projetos devem estar em conexão com a vontade de Deus para que sejamos bem-sucedidos. “E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna”. (Tiago 4:17)
Nem sempre aquilo que surge em nossos pensamentos deve ser realizado; devemos saber antes se esse pensamento é proveitoso, se é honroso, e se não é fruto de um profundo egoísmo, se não iremos prejudicar o nosso próximo e qual será o fim da realização desse pensamento. Muitos se atiraram a um pensamento, deram a sua vida, gastaram seus recursos e no final deram com os burros n’água; e vivem agora em estado de frustração e miséria.
Deixe Deus ser o guia dos teus desejos e pensamentos, deixe que Ele veja além das tuas expectativas. Ele sabe muito bem o dia de amanhã e ademais, a vida não se limita somente nas coisas da Terra, então, que tal pensar também nas coisas do céu?
Jesus ensina muito bem quando diz: “Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. (Mateus 6:19)
|
Pastor José Edson
Presidente do Conselho de Pastores de Barra Mansa – Copebam
Pastor da Assembléia de Deus no Ano Bom
Avenida Presidente Kennedy, 1.502 – Tel 33235288 |
|