Como motivar sem enganar
Ninguém pode ir a favor da verdade senão pela própria verdade (2 Co 13.8)
A motivação desperta atividades, interesse e mobilização. Quem é motivado tem energia e determinação para realizar e alcançar algo e o homem é um ser que procura ser motivado, e essa motivação para que traga proveito tem que ser legitima.
Para se alcançar um diploma, concluir um curso, fazer uma viagem, um investimento, é necessário que haja motivação.
Até na vida espiritual é necessária a motivação e essa motivação não pode ser enganosa. São Paulo disse que: “Aquele que milita não é coroado se não militar legitimamente” (2Timoteo 2.5). Lemos no Evangelho de São João
(6. 68) que uma grande multidão seguia Jesus motivada tão-somente pelos milagres e interesses próprios (é a doutrina do egoísmo dentro da fé evangélica). Jesus mesmo declarou: “Vocês me seguem porque comeram do pão que eu multipliquei.” Certa vez Ele estava dando um ensino muito rigoroso com respeito à responsabilidade de segui-Lo, e a multidão ao ouvir isso foi se apartando do Senhor, de sorte que ficou Ele e os seus discípulos, então o Senhor se voltou e perguntou: “Vocês não querem ir também?” Foi quando Pedro, consciente da necessidade de viver eternamente e motivado pela fé genuína, disse: “Para onde iremos nós? Só tu tens as palavras de vida eterna”.
A verdade é que é mais fácil motivar as pessoas com a mentira do que com verdade, porque a mentira é enganosa, fantasiosa, tem promessas fáceis e infundadas e não requer seriedade nem responsabilidade. Sendo mais fácil é mais procurada, por isso mesmo não falta quem se habilite em motivar as pessoas com as mentiras religiosas, oferecendo curas através de amuletos, salvação sem preço (quando oferecem salvação), paz sem empenho,alegria sem o Espírito Santo e Evangelho sem cruz, perdão sem confissão, a obtenção dos favores de Deus tem que ser por dinheiro vivo, fora os artifícios extra-bíblicos e até antibíblico, usando filosofias das religiões orientais e até práticas de religiões africanas simplesmente para motivar os incautos a uma fé falsa e uma esperança insegura.
Mas o Senhor quer motivar o seu povo a uma fé verdadeira, a um comportamento exemplar e um testemunho que seja referência para essa sociedade, disse o Senhor Jesus: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está no céu”.
E aos lideres do Evangelho São Paulo ensina:
“Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se confunda, não tendo nenhum mal que dizer de nós. Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores em tudo, sendo-lhes agradáveis, não os contradizendo nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador. (Tito 2.9)
Quem não se interessa pela verdade e não quer ser motivado pela verdade, o próprio Deus conduz essa pessoa à mentira e ao erro para que fique preso pelas palavras mentirosas de lideres heréticos e enganadores e por aquilo que seu coração incrédulo e rebelde deseja.
A esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira. E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça. (2Ts 2.11)
“Sejamos, pois, verdadeiros, e amemos à verdade, pois ela está exarada na Santa Palavra de Deus” (João 17.17).
|
Pastor José Edson
Presidente do Conselho de Pastores de Barra Mansa – Copebam
Pastor da Assembléia de Deus no Ano Bom
Avenida Presidente Kennedy, 1.502 – Tel 33235288 |
|