RESENDE - Os amantes da sétima arte terão a oportunidade de saber o que está acontecendo em matéria de produção cinematográfica em todo o país. Acontece entre os dias 19 e 26 de julho o Festival de Cinema Agulhas Negras. O evento acontecerá simultaneamente nos municípios de Resende (com exibições também em Visconde de Mauá), Itatiaia (com exibições também em Penedo) e Porto Real e Quatis. O festival é uma promoção do Instituto Agulhas Negras, em associação com a Brasil Cria e Tear Cultural. Tem ainda o apoio das prefeituras das cidades sedes e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com Marcello Trindade Quintella, da Brasil Cria, o festival tem a finalidade de apresentar uma parcela representativa da recente produção cinematográfica, contribuindo para difusão do cinema nacional. “A proposta é integrar o Festival de Cinema das Agulhas Negras ao calendário nacional de festivais de cinema e se tornar um dos mais importantes acontecimentos de difusão de potencial turístico da região, projetando-a como pólo de fomento à cultura”, afirma Quintella.
As inscrições na Internet, pelo site www.fcan.com.br, vão até dia 10. No site, o interessado também pode retirar o regulamento do festival. Poderão participar filmes na categoria Longa e Curta-metragem. Na categoria Longa-metragem acontecem duas mostras competitivas divididas em Filmes de Ação e Documentário. Na categoria curta-metragem, os filmes estarão divididos em ficção e documentários e competição de animação. Para os filmes de longa-metragem de ficção e de curta-metragem a premiação será para Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora. |