Paraty
A Associação Cairuçu, localizada em Paraty, participou neste final de semana, da sétima edição do Encontro Brasileiro de Observação de Aves, a mais importante feira de birdwatching da América Latina. No sábado, a coordenadora do projeto, Sylvia Junghähnel apresentou o Projeto Aves de Paraty no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.
Desde janeiro de 2012 o projeto Aves de Paraty visa estruturar o Turismo de Observação de Aves de Base Comunitária na região. Neste primeiro ano, um grupo de observadores de aves que moram no município, está fazendo um levantamento das espécies encontradas na região, mapeamento dos locais aptos para o birdwatching e também das pousadas especializadas no atendimento a turistas observadores de aves. Com este trabalho, 422 espécies já foram registradas, sendo 64 edêmicas.
Avistar
Realizado ao ar livre, a Avistar é uma celebração da natureza e de sua conservação e conhecimento e concretiza-se em quatro eixos principais: Congresso, Feira, Avistar Infantil e Arte Naturalista, além do tradicional Concurso Avistar de Fotografia.
Entre os destaques da programação, que também se estenderam no parque Ibirapuera e no Parque Vila Guilherme Trote, estão palestras a apresentação dos principais destinos de observação de aves no Brasil e na América Latina, além da apresentação dos Parques Nacionais onde foi possível praticar a Observação de aves. Além disso houve a exposição de fotos de aves brasileiras do concurso Avistar, jogos, oficinas de desenhos e fotos de aves, mesas redondas e saídas para fotos e observação de aves em Cubatão e Mogi das Cruzes, ambas interior de São Paulo.
O destaque na área de turismo foi a divulgação dos resultados do 1º Censo Brasileiro de Observação de Aves, que traçou um perfil inédito do Birdwatcher brasileiro. “A prática da observação de aves tem crescido muito no Brasil, e ainda existe muito espaço para crescer”, disse Guto Carvalho, organizador do evento. Nos EUA, estima-se que 46 milhões de pessoas sejam adeptas do birdwatching, como é chamado, e na Europa, cerca de 30 milhões. “É hora de olharmos para a natureza, ver o que ela nos oferece, aprender e conviver pacificamente com ela”, concluiu.
O Congresso Avistar contou com palestrantes internacionais, ornitólogos, birdwatchers e consagrados fotógrafos, entre outros, e ofereceu dezenas de palestras e oficinas. Avistar é também criado pela própria comunidade, com painéis e apresentações dos mais interessantes temas e estudos sobre as aves brasileiras, entre outros. |