FacebookTwitter Hoje é quinta-feira, 24 de julho de 2014
PLANTÃO   |   NEWSLETTER
 
 
 

Cadastre-se

Faça seu cadastro e tenha acesso ao arquivo, à seção múltipla e às promoções.
 
 
 
A Voz da Cidade

Plantão da Voz da Cidade

Maria Elisa disputa quartas-de-final em Haia saiba mais Maria Elisa e Juliana ficam em quarto lugar na Suíça saiba mais
BARRA MANSA Previsão para todas as cidades
13º 26º
MÍNIMA
MÁXIMA
 
 

TAGs

 
 

Cadastre-se

Faça seu cadastro e tenha acesso ao arquivo, à seção múltipla e às promoções.
 
 

   

Professores da rede estadual marcam paralisação para dia 8

FOTO: DIVULGAÇÃO
Assembléia da semana passada define ações para os profissionais da Educação do Estado para próximos dias

VOLTA REDONDA

Segundo informações do Sindicado Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-VR), após assembléia realizada na última semana, centenas de professores da rede estadual de ensino decidiram fazer nova paralisação de 24 horas, na próxima segunda-feira. Ficou firmado ainda que, no mesmo dia, será realizada uma assembléia às 10 horas para decidir os rumos do movimento. O local da assembléia ainda não foi definido.

A coordenadora do Sepe de Volta Redonda, Maria das Dores Mota, a Dodora, informou que as atividades estão contando com a participação dos educadores de Volta Redonda e região. Ela contou ainda que, no dia 8, após a assembléia, haverá uma passeata até o Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, com participação de profissionais de todos os municípios do Estado. Na data, os profissionais irão votar se aprovam ou não uma greve por tempo indeterminado.

Vale ressaltar que, por decisão da assembléia, as aulas voltaram com as atividades normais, até a próxima reunião. Outra decisão da assembléia foi realizar uma ato de desagravo ao Sepe, na ABI. Na próxima sexta-feira, às 18 horas, haverá um ato contra, segundo eles, os ataques do governo Sérgio Cabral (PMDB) ao sindicato. Todas as entidades de classe e movimento popular foram convidados para participar. Desde quarta-feira, vêm sendo realizadas vigílias diárias na Secretaria de Estado de Educação para marcar audiência com Wilson Risolia.

Para o próximo sábado, dia 4, está marcado, para os profissionais, Conselho Deliberativo na sede do Sepe Central. Dia 16, caravanas de vários pontos do Estado seguirão em direção à capital, para protestar contra a política educacional de Sérgio Cabral.

 

Educadores e alunos do MEP traçam estratégias educacionais

Em encontro realizado no final da semana passada, os educadores voluntários e representações dos alunos do MEP-PVC do Movimento pela Ética na Política (MEP), na sede da entidade debateram, avaliaram e traçaram novas estratégias para uma educação integrada à comunidade, junto à importância da recuperação e desenvolvimento de habilidades. Segundo declarou o professor Alvino Lima, o MEP-PVC é lugar de construção de espaços diferenciados e devem romper com modelos tradicionais da educação. Para um dos membros do MEP, José Maria da Silva, o Zezinho, esse encontro é uma prova de que as idéias estão mudando com a participação ativa dos jovens.

A reunião contou com a participação de doze educadores e sete representações dos cerca de 40 alunos do MEP-PVC. Durante a reunião, o professor Saulo Karol, da equipe de coordenação do Pré-Vestibular chamou a atenção para o fato de todos educadores terem em mente a necessidade de trocar saberes de forma contextualizada dando ênfase às realidades humanas sociais. Ele reforçou ainda a importância do uso da internet. O também professor Carlos Moura falou sobre as novidades. “Estamos num processo de construção de algo novo e romper com coisas velhas torna-se um grande desafio para nós e os alunos. Por isso, o nosso desafio e buscar algo novo”, explica.

Já o estudante Vitor Nolasco, 16 anos, declarou que, muitas das vezes os alunos não compreendem a dimensão grandiosa deste modelo educacional proposto no MEP-PVC. “Dai precisamos criar mais espaços debate para reafirmar uma educação diferenciada”, explica. A conselheira do MEP Karine Avelar, 17 anos, destacou a necessidade de avaliação sistemática, como o aluno Jean Gomes, de 20. Ele complementou dizendo que é importante a integração humano-afetiva entre todos.

Depois do encontro, vários encaminhamentos foram feitos pelo MEP, como  o compromisso de que a cada 15 dias, às terças-feiras, os alunos terão um horário especifico para trabalharem avaliação-integração entre eles, sem a presença de educadores. Também foi reforçado o espaço de presença da psicóloga junto a eles de forma periódica. Além disso, foi definido melhorar a organização da Escola MEP para melhor articulação processo da secretaria, horários, manutenção, doações, festas de apoio junto com os alunos.

Os participantes da reunião definiram ainda que, aplicar avaliação junto aos alunos ficarão de forma contextualizada de forma a despertar a percepção de suas habilidades com foco nas dimensões humano-sociais. Cada educador terá liberdade para criar as ferramentas de trabalho. Por fim, os participantes decidiram que devem articular atividades extras-classes de forma transversal, onde se reafirme a filosofia do MEP com atividades voltadas à cidadania ativa e as questões política, humanitárias, meio ambiente e outros, reforçadas pelas aulas de Cultura e Cidadania. “Confesso que nunca tínhamos trabalhado organicamente, educadores e alunos. Sempre apresentávamos para eles, agora fizemos com eles. Avançaremos mais. Estou muito feliz com isto, dou Graças a Deus”, conclui Zezinho.

Postado em 29/04/2013 14:42:32

 
 
 
   
Outras notícias
19/07/2019 Presidente do Sicomércio palestra sobre o dia do comércio
14/10/2014 Começa a campanha Navegar Seguro
23/07/2014 Prefeitura comemora Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
 
Envie seu comentário
* Nome:
* E-mail:
Telefone:
 
   
* Comentário:  
Declaro expressamente que li as Condições Gerais
e aceito seus termos de forma integral. 
 

Economia

Viação Cidade do Aço completa 63 anos
BARRA MANSA
Preço da cesta básica registra queda de 1,22%
 
BARRA MANSA
16ª Flumisul apresenta mais de 200 expositores
 
RESENDE
Curso de Engenharia de Produção utiliza equipamentos 3D
 
 

Cidade

BARRA MANSA
Presidente do Sicomércio palestra sobre o dia do comércio
COSTA VERDE
Começa a campanha Navegar Seguro
RESENDE
Prefeitura comemora Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
BARRA MANSA
Momento de oração no jornal A VOZ DA CIDADE
 
Arquivo  |  Expediente  |  Assine   |   Anuncie  |   Pautas e Denúncias  |  Newsletter  |  Fale Conosco  |  Mapa do Site
© 1999 – 2011. Todos os direitos reservados.