FacebookTwitter Hoje é terça-feira, 29 de julho de 2014
PLANTÃO   |   NEWSLETTER
 
 
 

Cadastre-se

Faça seu cadastro e tenha acesso ao arquivo, à seção múltipla e às promoções.
 
 
 
A Voz da Cidade

Plantão da Voz da Cidade

Médicos podem entrar em greve geral por tempo indeterminado saiba mais Revendedora de motos estaria cometendo propaganda enganosa saiba mais
BARRA MANSA Previsão para todas as cidades
16º 22º
MÍNIMA
MÁXIMA
 
 

TAGs

 
 

Cadastre-se

Faça seu cadastro e tenha acesso ao arquivo, à seção múltipla e às promoções.
 
 

   

Dom Nelson é novo bispo da diocese de Valença

Ele assume o lugar do bispo emérito Dom Elias James Manning

VALENÇA

Foi anunciado ontem por Dom Giovanni D’Aniello, em Núncio Apostólico, notícia do Santo Padre, o Papa Francisco, sobre a nomeação do novo Bispo da Diocese de Valença, Dom Nelson Francelino Ferreira. Ele assume o lugar do bispo emérito Dom Elias James Manning, que ficou 24 anos no cargo. A missa de posse do novo representante acontece na Catedral Nossa Senhora da Glória, no Centro de Valença, no dia cinco de abril.

Sobre a nova função, Dom Nelson disse que ser bispo não é uma honra, mas um serviço. “Por isso respondi Sim ao chamado para assumir o pastoreio dessa Diocese, que mesmo sem conhecê-la em profundidade, já posso dizer que a amo intensamente. No Rio, muitos amigos que conhecem a Diocese de Valença e vivem nessa região, falam coisas muito bonitas, o que aumenta ainda mais as minhas expectativas”, declarou Dom Nelson, que deixa a Diocese do Rio de Janeiro.

Para o novo representante, a esperança é para a alma o mesmo que a chuva é para a terra.

“Sem esperança nos tornamos criaturas tristes, de alma ressequida. Sei que os desafios serão muitos. Mas aprendi com minha mãe, uma imigrante nordestina que veio para o Rio de Janeiro em busca de nova terra, a não temer desafios, pelo contrário, aprendi a ver neles oportunidades, um estímulo para a caminhada, uma força onde se tempera o espírito e o caráter. Por isso, conto com o trabalho de cada pastoral, movimento, irmandade e ministérios diversos e, sobretudo, com a força dos jovens nesses tempos de pós JMJ. Como Igreja missionária precisamos sempre avançar para as águas mais profundas – sem medos – em busca de tantos destinatários do Evangelho”, disse Don Nelson.

Ele disse ainda, que pretende dar uma especial atenção à Pastoral Vocacional. “Espero que com a colaboração dos padres seja possível fazer crescer as vocações ao sacerdócio e à vida religiosa nos próximos anos, pedindo a Deus que mande bons operários para a sua messe. Não restringindo a pastoral vocacional apenas padres e freiras, mas atenta a todas as necessidades da Igreja, portanto, promovendo uma Pastoral Vocacional aberta a todas as Inspirações de Deus, que reconheça carismas e incentive as pessoas nos diversos serviços, para a construção de uma Igreja toda ministerial”, planejou.

Despedida de Dom Elias

Em nota de despedida, Dom Elias agradeceu a contribuição de todos. “Obrigado, padres, religiosos, fiéis leigos pela oração, amizade e colaboração oferecidas em benefício do crescimento do Reino de Deus em nossos nove municípios desde 13 de maio de 1990, quando Deus me chamou para o Seu serviço nesta região. Que Jesus, o Bom Pastor, recompense a todos pela bondade”, declarou Dom Elias.

Ele disse ainda que Dom Nelson é amigo conhecido de anos atrás quando, como padre da Arquidiocese do Rio, era o responsável pela Pastoral da Juventude no Estado da capital. “Quem conhece o Dom Nelson sabe que é pessoa abençoada por Deus com os talentos e qualidades pessoais que o deixam mais do que capacitado para assumir a nova missão na Diocese de Valença. Vamos recebê-lo de braços e corações abertos como nosso novo Pastor”, completou Dom Elias.

Trajetória

Dom Nelson Francelino nasceu no dia 26 de fevereiro de 1965, no município de Sapé, na Paraíba. Aos cinco anos migrou com a família para o Rio de Janeiro. Ingresso no seminário em 1983, oriundo da Paróquia de São Conrado, onde fazia Pastoral na Capela da Rocinha. Recebeu o Ministério de Leitor em 1988.

Sua ordenação diaconal ocorreu um ano depois, na Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem – Rocinha/RJ. A Ordenação Presbiteral ocorreu na Catedral do Rio de Janeiro em 1990.  Nomeado Bispo titular de Alava e Auxiliar do Rio de Janeiro pelo Santo Padre, Papa Bento XVI em 2010. A Ordenação Episcopal foi um ano depois, tendo como bispo ordenante: Dom Orani João Tempesta, nomeado conselheiro do para Francisco no último mês.

Dom Nelson é Doutor em Teologia Sistemática; fala cinco idiomas e ocupou a função no Regional Leste 1 da CNBB de Padre Assessor Eclesiástico da Pastoral da Juventude, 2000-2008. Bispo referencial: Pastoral da Educação, Ensino Religioso, Juventude e presbíteros.

 

Postado em 13/02/2014 10:37:31

 
 
 
   
Outras notícias
19/07/2019 Presidente do Sicomércio palestra sobre o dia do comércio
14/10/2014 Começa a campanha Navegar Seguro
29/07/2014 Prefeitura começa a instalar sistema de segurança em escolas públicas
 
Envie seu comentário
* Nome:
* E-mail:
Telefone:
 
   
* Comentário:  
Declaro expressamente que li as Condições Gerais
e aceito seus termos de forma integral. 
 

Economia

Revendedora de motos estaria cometendo propaganda enganosa
VOLTA REDONDA
Parque Industrial vai receber Indústria de Cosméticos
 
ITATIAIA
Itatiaia registra maior interesse e conscientização de turistas
 
BARRA MANSA
Revendedora de motos estaria cometendo propaganda enganosa
 
 

Cidade

BARRA MANSA
Presidente do Sicomércio palestra sobre o dia do comércio
COSTA VERDE
Começa a campanha Navegar Seguro
RESENDE
Prefeitura começa a instalar sistema de segurança em escolas públicas
BARRA MANSA
Motoristas enfrentam longa fila na vistoria veicular pelo Detran
 
Arquivo  |  Expediente  |  Assine   |   Anuncie  |   Pautas e Denúncias  |  Newsletter  |  Fale Conosco  |  Mapa do Site
© 1999 – 2011. Todos os direitos reservados.