FacebookTwitter Hoje é quinta-feira, 28 de agosto de 2014
PLANTÃO   |   NEWSLETTER
 
 
 

Cadastre-se

Faça seu cadastro e tenha acesso ao arquivo, à seção múltipla e às promoções.
 
 
 
A Voz da Cidade

Plantão da Voz da Cidade

Obra da nova Unidade de Saúde da Família é inaugurada saiba mais Palestra orienta jovens sobre os perigos das drogas saiba mais
BARRA MANSA Previsão para todas as cidades
14º 27º
MÍNIMA
MÁXIMA
 
 

TAGs

 
 

Cadastre-se

Faça seu cadastro e tenha acesso ao arquivo, à seção múltipla e às promoções.
 
 

   

Dez mil pessoas participam da II Parada Gay

FOTO: DIVULGAÇÃO
Multidão percorreu toda a Rua Governador Portela

BARRA DO PIRAÍ

Em clima de muita festa, cerca de dez mil pessoas participaram da II Parada da Diversidade Sexual do Sul Fluminense, realizada no último domingo. Embalada por músicas dos trios elétricos e animada pelo entusiasmo dos travestis, a multidão percorreu toda a Rua Governador Portela, partindo da Praça Nilo Peçanha em direção à Pedro Cunha (Largo da Feira). O discurso do superintendente estadual de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento, emocionou o público presente, levando inúmeros militantes às lágrimas.

O evento começou com o discurso do vereador Pedro Fernando de Souza Alves, o Pedrinho ADL (PRB). Autor da Lei Rosa de Barra do Piraí, que garante os mesmos direitos dos heterossexuais aos gays no âmbito de estabelecimentos comerciais, o parlamentar frisou que é preciso combater o preconceito, inclusive, entre a classe que ele representa. “As pessoas insistem em dizer que não são preconceituosas, porque, hoje em dia, se tornou feio para alguém assumir sua intolerância aos homossexuais. No entanto, a gente sabe que a homofobia está aí, pra quem quiser ver, fazendo inúmeras vítimas. E prova disso é que nem mesmo os políticos estão aqui hoje. Onde estão os meus colegas?”, alfinetou o vereador.

Em seguida, foi à vez da presidente da comissão organizadora, Alexandra Oliveira, se pronunciar. “Sinto uma alegria sem tamanho por estar em cima deste trio, representando a luta pelos direitos das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis (LGBT), bem como a resistência ao preconceito. Não foi fácil organizar a parada, pois fomos caluniados e injustiçados por aqueles que não aceitam a classe. Mas, nada nos parou, e estamos aqui para dizer um basta ao preconceito”, falou.

O ponto alto da cerimônia de abertura da II Parada foi, sem dúvidas, a fala do superintendente estadual Cláudio Nascimento. Representando o governador Sérgio Cabral (PMDB), o militante iniciou seu discurso de maneira inusitada. “Viva as lésbicas, viva os travestis, viva os gays, os transexuais, os bissexuais, viva os heterossexuais. Viva a diversidade e a pluralidade sexual”, exclamou ele, acompanhado do marido, João Batista Pereira da Silva e do filho que ambos conseguiram adotar legalmente.

As palavras do gestor seguiram sendo contundentes. “A sociedade muitas vezes prefere fingir que nós [os gays] não existimos. Estamos aqui, em praça pública, dando a cara tapa, justamente para contrariar essa ideia. Existimos, sim, e somos cidadãos como outros quaisquer”, enfatizou.

Até a chuva, que não deu trégua durante boa parte do evento, se tornou parte das ponderações de Cláudio.  “Os preconceituosos podem dizer que a chuva veio para impedir a realização da parada, mas, tenho certeza que não. Ela veio para lavar Barra do Piraí do preconceito, para limpar essas ruas de qualquer homofobia, e encharcar o coração das pessoas de amor e tolerância”, assinalou, novamente ao som de milhares de aplausos. “O governador Sérgio Cabral enviou uma mensagem, de que está muito feliz por essa cidade encarar de frente a luta contra o preconceito”, acrescentou Nascimento.

Postado em 28/01/2013 16:52:57

 
 
 
   
Outras notícias
27/08/2014 Alunos angrenses vão disputar competição de matemática na Índia
27/08/2014 UniFOA participa de Inverno Cultural da Fundação CSN
27/08/2014 Cafop altera datas de inscrição para curso de revitalização facial
 
Envie seu comentário
* Nome:
* E-mail:
Telefone:
 
   
* Comentário:  
Declaro expressamente que li as Condições Gerais
e aceito seus termos de forma integral. 
 

Economia

Servidores se capacitam em planejamento e orçamento público
ANGRA DOS REIS
Condutores de ambulância ganham sindicato próprio
 
BARRA MANSA
Concessionárias lançam promoções para alavancar vendas
 
VOLTA REDONDA
Fundação CSN realiza 1º Inverno Cultural
 
 

Variedades

Beldades vão representar Angra em concursos de beleza
'Vinícius de Moraes... É demais!' encerra temporada no Casarão Penedo
Cidade do Aço aniversaria e fãs ganham show de Luan Santana
Elas constroem a própria história
 
Arquivo  |  Expediente  |  Assine   |   Anuncie  |   Pautas e Denúncias  |  Newsletter  |  Fale Conosco  |  Mapa do Site
© 1999 – 2011. Todos os direitos reservados.