
Era uma vez, quatro amigas artesãs que resolveram expor seus trabalhos. Mas, também decidiram que não iriam somente expor, mas também ensinar quem desejasse aprender. E assim, com a ideia pronta e aprimorada em uma semana, nasceu a exposição Artesanato em Angra, que está até domingo na Casa de Cultura Brasil dos Reis. “Trabalhamos dia e noite para produzir as peças, e está dando certo. Está tendo um retorno muito bom”, explica Herotides.
Silvia Helena, Sônia Araújo, Herotides Meira e Cidinha, são as quatro amigas. Cada uma, com sua história de vida, e com sua especialidade, que descobriram no artesanato a alegria de viver. “Eu perdi minha mãe e fiquei muito triste. Sentia um vazio muito grande. Um dia, liguei pra Herotides, que é minha madrinha, e ela me chamou para ir a sua casa. Chegando lá, havia uma mesa com vários pincéis e tintas, e tive vontade de pintar. Foi quando me interessei pelo artesanato. Herotides é minha segunda mãe”, conta Silvia, que é especialista em caixas decoradas e arte francesa.
Herotides, carinhosamente chamada de Tidinha, depois que se aposentou, passou a dar aulas de pintura porcelanizadaem tecido. Sônia, que faz um tratamento contra um câncer, é especialista em pintura decorativa, cartonagem e scrapbooking. “Minha cabeça não para. Sou apaixonada pelo artesanato, e quando vejo algo novo quero chegar logo em casa para começar a fazer. A minha criatividade sempre se renova”, afirma Sônia, que também é professora de artes. E a Aparecida, conhecida como Cidinha, faz lindos arranjos florais, decoração de casamentos e festas.
De acordo com Silvia, o diferencial da exposição é exatamente a possibilidade da pessoa aprender o que está na mostra. “Durante a exposição, as pessoas podem fazer e levar. Tinha que ter este diferencial, porque muitas vezes as pessoas têm curiosidade para saber como é feito”, diz Silvia, que também é professora no Centro de Referência e Assistência Social (Cras), e ressalta que já viu o artesanato mudar a vida de muitas pessoas. “É uma experiência única. No Cras, várias alunas conseguiram dar uma virada na vida pessoal e profissional, através do artesanato”, conclui.
O resultado do trabalho destas quatro amigas, é uma linda exposição que ficará até domingo. Hoje, sábado e domingo, a mostra fica aberta de 9 às 20 horas. Entrada gratuita. |